Brasília é
convidada a fazer parte da campanha “Meu Destino é Brasil”. Secretaria de Turismo do DF participou com o
Fornatur de reunião de apresentação da ação nacional
Na tarde desta
segunda-feira (8), os secretários e dirigentes estaduais de turismo que compõe
o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur)
se reuniram, via videoconferência, com o Grupo BBG Brasil para conhecerem a
campanha nacional “Meu Destino é Brasil”. A campanha tem como foco a promoção e
o apoio à comercialização do Brasil através de uma rede solidária para a
retomada do setor diante da crise causada pela pandemia do Covid-19.
A campanha é
focada na integração ainda maior entre os destinos turísticos para firmar um
posicionamento unificado que fortaleça o processo de retomada das atividades
assim que houver uma flexibilização das medidas em vigor. “Resolvemos dar uma
contribuição ao setor. O turismo está sendo muito afetado. Decidimos usar a
nossa inteligência e esperemos ajudar de alguma forma. A nossa união vai fazer
a diferença”, disse Vitor Bauab, presidente da BBG.
Nesse cenário,
o turismo doméstico vai ser a principal força na retomada, segundo a avalição
de especialistas do setor. Para Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do DF,
Brasília está agora, mais do que nunca, voltada para acelerar a retomada do
turismo interno. “Brasília demonstra ser um destino seguro por meio das medidas
desde o início adotadas pelo nosso governo, e a promoção é uma ferramenta
essencial para a fortalecimento do turismo interno em todo o país”, avalia a
secretária de Turismo.
Segundo dados
apresentados por Vitor Bauab, 45% das pessoas sentem falta de viajar durante o
período de isolamento. Dessa forma, primeiro as viagens domésticas serão
retomadas, para depois as viagens nacionais ganharem espaço. O percentual está
alinhado com os dados apresentados pela consultoria Cap Amazon e pelo portal
Mercado & Eventos, que avaliou as perspectivas de mais de 400 agentes de
viagem das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba.
Para 55% dos
entrevistados, a retomada do turismo será mais rápida no mercado doméstico. A
procura por destinos nacionais também foi apontada como uma tendência, assim
como o turismo de saúde e destinos menos frequentados.
O estudo
também constata uma possível mudança no perfil dos turistas brasileiros. Após o
confinamento, agências esperam uma maior demanda de clientes em busca de
viagens a lazer e para visitar amigos e familiares. Destinos e serviços que
proporcionem bem-estar e contato com a natureza são citados, pela maior parte
dos consultados, como segmentos em alta na retomada do turismo.
Assessoria de Comunicação. Secretaria de Turismo do Distrito Federal. 61 9 9333-2148
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