Setur-DF e ABIH lançam
manual de protocolo de segurança para a rede hoteleira. Brasília se posiciona
como destino seguro pelas medidas adotadas
Nesta quinta-feira
(25), a Secretaria de Turismo do DF e a Associação Brasileira da Indústria de
Hotéis do DF (ABIH-DF) lançaram o “Manual de Boas Práticas no Combate à
Covid-19”. O material irá orientar todo o setor hoteleiro da capital
federal para evitar a disseminação da Covid-19 por meio de protocolos que visam
a proteção de seus colaboradores e hóspedes. A iniciativa, inédita ao unir a
entidade ao governo local para a produção do manual, se soma a uma série de
medidas promovidas pelo GDF e pela iniciativa privada que firmam Brasília como
um destino seguro.
O manual foi elaborado
a partir das recomendações expedidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e
com base em decreto distritais e federais para organizar boas e adequadas
práticas no DF para restabelecimento das operações hoteleiras, conferindo uma
maior segurança e confiabilidade aos hóspedes e colaboradores nas operações da
rede hoteleira.
Durante a cerimônia de
lançamento do manual - realizada com limite de participantes devido à pandemia,
a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, reiterou a importância da
medida para preparar a reestruturação do mercado, se readaptando e reinventando
a cada dia. “Fomos a primeira cidade a adotar o isolamento social, fomos
pioneiros em lançar uma medida de proteção para os profissionais que estão
lidando diretamente com a Covid-19 - o Programa Acolher. Nós precisávamos ter
um olhar atento sobre essa volta e nos unimos para pensar em uma retomada com
todo cuidado e cautela, por isso, estamos aqui para lançar o Manual,
reafirmando mais uma vez a confiança e o compromisso do Governo do Distrito
Federal com toda nossa população no combate a essa pandemia”.
A representante da
Pasta ainda ressaltou o destaque que o DF tem conquistado nacionalmente e internacionalmente.
A capital alcançou nota máxima no quesito transparência e ficou em primeiro
lugar no ranking da Open Knowledge Brasil (OKBR). A avaliação considera a
publicação de informações em sites oficiais do governo referentes a questões
que envolvem a pandemia da Covid-19 – como casos, status de atendimento,
doenças preexistentes, ocupação de leitos e testes, entre outros enfoques.
“Tudo isso é reflexo de uma gestão comprometida com a transparência das ações e
com a segurança de seu povo. E o nosso governo, mais do que nunca, está atuando
junto com a iniciativa privada para proteger a população com ações concretas e
assim garantir a retomada das atividades”, complementou.
Para Adriana Pinto,
presidente da ABIH-DF, o material é fundamental para o setor, pois atende todos
os departamentos da hotelaria – do check-in e governança aos funcionários de
manutenção, limpeza, entre outros. “A nossa associação conta com 39 hotéis,
11.718 leitos, e o setor recebeu a iniciativa muito bem. Encontramos uma forma
de traduzir a legislação em medidas práticas e objetivas, separando por
departamentos e em uma linguagem acessível”, disse.
Os protocolos englobam
sete pontos: Alimentos e bebidas, higiene geral, limpeza e higienização de
ambientes, comunicação, monitoramento das condições de saúde no ambiente de
trabalho, recepção de hóspedes, e questões gerais que tratam sobre a
disponibilização da cartilha preparada pelo Ministério da Saúde.
Cláudia Maldonado,
presidente do Brasília Convention & Visitors Bureau, também esteve presente
na cerimônia. "Somos uma cidade cidadã, isso está no nosso coração e o
nosso governo teve as atitudes certas. Isso faz com que a gente tenha certeza
que o melhor lugar para estar é a nossa casa, mas se for para sair o melhor
destino é Brasília", disse.
"Esse manual e os
protocolos vêm como um marco e vai dar ainda mais confiabilidade ao setor. As
nossas equipes estão preparadas para receber todos", concluiu Ana Paula
Gomes, gerente geral do Hplus Executive.
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