test banner

Barragem do Paranoá terá novo sistema de alerta


Barragem do Paranoá terá novo sistema de alerta. Desenvolvido pela CEB Geração, equipamento possui identificador de intrusão. Testes começam na segunda-feira (20). Equipamento, que emite alertas sonoros,  faz parte do plano de segurança da barragem 
A CEB Geração está trabalhando nos ajustes finais da instalação do novo sistema sonoro de alerta da Hidrelétrica do Paranoá. A ação faz parte do plano de segurança da barragem. Alimentado por energia solar, o novo sistema é composto por cornetas, possui comunicação via rádio e wi-fi e tecnologias que identificam intrusão, aterramento e para-raio, além de uma estrutura robusta cercada para evitar roubo e vandalismo.

“Nosso objetivo com a troca do sistema sonoro de alerta da Barragem do Paranoá é preservar vidas”, resume o diretor-geral da CEB, Eduardo Roriz. “Mesmo com a situação da pandemia de Covid-19 que estamos enfrentando, a CEB Geração não mediu esforços para entregar à população um novo sistema mais eficaz e seguro.”

“Nosso objetivo com a troca do sistema sonoro de alerta da Barragem do Paranoá é preservar vidas”.(Eduardo Roriz, diretor-geral da CEB)
Eficácia e segurança: O sistema sonoro serve para avisar sobre fechamento e abertura de comportas, testes simulados, situações de risco à população, falso alerta, abandono e desmobilização. Pode ser audível em toda a Zona de Autossalvamento (ZAS), num raio de 10 km da hidrelétrica.
“Uma população orientada, consciente e participativa quanto às mensagens e procedimentos em situações de simulados ou riscos, potencializa a efetividade do sistema, por isso é importante que a comunidade fique atenta sempre que um alerta for emitido”, ressalta Eduardo Roriz.
Início dos testes: “O governador Ibaneis Rocha, no início de seu mandato, recomendou a revisão de todo o sistema de segurança, e assim o fizemos”, conta o presidente da companhia, Edison Garcia. Ele destaca que a tecnologia empregada no equipamento aprimora a segurança de toda a população que vive nas imediações do Lago Paranoá.
Para que o novo sistema comece efetivamente, a empresa responsável pela instalação realizará um teste geral na próxima quarta-feira (22). Já de segunda (20) a sexta (24), novos testes serão realizados pontualmente em cada sirene.


Agência Brasília - * Com informações da CEB



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem