test banner

O governador Ibaneis Rocha (MDB) foi rápido


Rapidez: O governador Ibaneis Rocha (MDB) foi rápido para oficializar as datas de abertura de atividades no DF. No início da semana, ele autorizou os estudos e afirmou que as análises seriam concluídas na quinta. De fato, ontem mesmo publicou no Diário Oficial as novas regras e deu um passo concreto para que o retorno total ocorra na capital federal. Por ora, apenas atividades com maior potencial de aglomeração, como festas, boates, cinemas e eventos esportivos continuarão proibidas, mas já há pressão para que também sejam liberadas. 
Bancada do DF quer diálogo: A bancada do Distrito Federal no Congresso Nacional quer ampliar o diálogo com o governador Ibaneis Rocha (MDB) sobre as ações tomadas recentemente no combate à pandemia da covid-19. A ideia é entender melhor qual a posição atual do governador, sobretudo, depois das decisões dos últimos dias. Foi encaminhado pela coordenadora da bancada, deputada federal Flávia Arruda (PL-DF), um pedido para que os parlamentares se encontrem com o chefe do Executivo local e conversem sobre o problema. 

Comissão: Parte dos parlamentares defende a necessidade de criação de uma comissão para fiscalizar gastos e medidas do GDF durante o período de pandemia. A ideia não é unânime, até porque também participariam da equipe distritais e representantes de entidades. Na prática, então, o provável é que se forme um grupo mais informal com parlamentares com posição mais crítica ao GDF para acompanhamento.
Ibaneis processa Sarah Winter: O governador Ibaneis Rocha (MDB) entrou com pedido de indenização por danos morais contra Sara Giromini, uma das líderes do grupo bolsonarista 300 do Brasil. Ela o chamou de bandido em um vídeo publicado nas redes sociais. O emedebista pede que ela seja condenada a pagar R$ 50 mil. A argumentação é de que a extremista extrapolou o direito de fazer críticas e usou as plataformas digitais para ofender e agredir verbalmente Ibaneis por meio de xingamentos e da promoção do discurso de ódio. A ação será julgada pela 10ª Vara Cível de Brasília.

Todo cuidado é pouco: O Ministério Público deflagrou ontem mais uma operação para investigar gastos do DF na pandemia, desta vez com relação à compra de testes. Pela urgência da situação, grande parte dos investimentos feitos neste momentos segue rito menos rígido do que o normal — com contratos emergenciais e  sem licitação. A adoção desse tipo de flexibilização é vista como justificável por especialistas em gastos públicos por causa do contexto, mas inevitavelmente abre brechas e possibilidades para fraudes. Por isso, a atenção e o cuidado têm de ser redobrados. 
Sempre lembrado, nunca escolhido: Toda vez que um comandante da educação cai ou balança na Esplanada dos Ministérios, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) é lembrado. Até agora, no entanto, ficou sempre de fora das escolhas finais. O político do DF até tem boa relação com o presidente Jair Bolsonaro, mas o fato de ser tucano pesa porque, caso fosse escolhido, muito provavelmente enfrentaria resistência forte dos radicais da chamada ala ideológica do governo, que veem o PSDB (que abriga o governador de São Paulo, João Dória) como uma legenda inimiga.
Integrante da Comissão:  Externa de Acompanhamento do Ministério da Educação, o deputado federal Israel Batista (PV-DF) avalia o momento atual como crítico. Depois das inúmeras polêmicas envolvendo o ex-ministro Abraham Weintraub, a escolha de Carlos Alberto Decotelli trouxe boas expectativas, que duraram muito pouco. “O MEC está completamente à deriva. Houve lufada de esperança com indicação do Decotelli, porque ele tinha um perfil de mais diálogo. Porém, em pouco tempo ele perdeu condição de ficar. A crise do currículo complicou muito porque ele comandaria as universidades federais e um ministro da Educação precisa ser exemplar”, avaliou. O mais cotado para o cargo agora é o atual reitor do Instituto de Tecnologia de Aeronáutica (ITA), Anderson Correa.

Alexandre De Paula – Coluna “Eixo Capital” - Fotos: Minervino JúniorCB/D.A.Press - Tailana Galvão/CB/D.A.Press - Blog/Google -  Correio Braziliense

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem