test banner

Conplan fará reunião extraordinária para debater alteração na lei de ocupação do solo no DF

Conplan fará reunião extraordinária para debater alteração na lei de ocupação do solo no DF. Na próxima quinta-feira (19/11), serão analisadas falhas como as que impedem a renovação de licenças de funcionamento para o comércio

O Conselho de Planejamento Urbano do Distrito Federal (Conplan) convocou reunião extraordinária para analisar correções na Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos). Os conselheiros vão analisar problemas apontados pelas 33 administrações regionais do DF, que vão desde erros no afastamento previsto entre edificações até falhas que impedem a renovação de licenças de funcionamento para o comércio em diversas localidades.


Aprovada no fim do governo passado e sancionada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) no início de 2019, a Luos já foi debatida em audiência pública e está pronta para passar pela revisão dos especialistas do Conplan.


Essa é uma etapa de revisão apenas para correção de erros e atualização. Não está em discussão uma nova Luos, mas sim o aperfeiçoamento e correção do texto já em vigor. A Luos foi aprovada em 2018, ainda na gestão do ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB), depois de intenso debate. O texto recebeu severas críticas por parte de especialistas e da sociedade civil. Houve até briga na CLDF.


Correções: Ainda em 2019, a Subsecretaria de Desenvolvimento das Cidades (Sudec) começou a fazer o diagnóstico da Luos. Uma das principais propostas da lei era unificar os planos diretores locais (PDLs) das cidades. Mas a legislação cometeu falhas nas unificação.


Junto com relatos de administradores regionais, de empresários e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), a Sudec flagrou problemas em diferentes pontos do DF, principalmente em Santa Maria, onde ruas tradicionalmente comerciais foram classificadas como residenciais. O mesmo ocorreu no Núcleo Bandeirante, em Taguatinga, Ceilândia e Águas Claras. O erro impede a renovação de licenças já concedidas e a instalação de novos empreendimentos nas regiões.


Novas RAs Além de sanar os erros, o projeto do Executivo buscará atualizar a Luos, incluindo novas regiões administrativas (RAs), como Pôr do Sol, Sol Nascente e Arniqueiras. Também serão inseridos os mapas atualizados das RAs, com a divisão precisa das poligonais.


A Luos em vigor não contemplou áreas consolidadas, que passaram por regularização após a a aprovação da lei. Isso gera incerteza nos usos permitidos, compromete a documentação dos lotes e impede sua inserção no Geoportal do Governo do Distrito Federal, segundo o próprio Executivo distrital.


É o que ocorre em dois trechos regularizados de Vicente Pires, condomínios do Jardim Botânico, Colorado e em novos loteamentos e bairros, como o Setor Habitacional Tororó. A reunião da próxima quinta-feira (19/11) ocorrerá nas modalidades presencial e virtual, e está marcada para começar às 9h30.


              Por Manoela Alcântara – Fotos: Rafaela Felicciano - Metrópoles 

 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem