Nos locais, fiscais também prestam orientação sobre a Covid-19 e fazem a
distribuição de 50 mil máscaras de proteção. A operação visa evitar a
disseminação do novo coronavirus, durante os rituais religiosos.
“Hoje temos um Dia de Finados atípico, é o primeiro deste período de pandemia, em que muitas pessoas perderam seus entes queridos para essa doença. Por isso, o nosso objetivo com essa ação é garantir que os visitantes possam ir aos cemitérios em segurança prestar as suas homenagens”, afirma a secretária da pasta, Marcela Passamani.
Os rituais religiosos também devem seguir o distanciamento social e demais medidas sanitárias, mas a recomendação é que as celebrações sejam realizadas, preferencialmente, por meio de aconselhamento individual.
De acordo com a pasta, não haverá distribuição de copos descartáveis para evitar o contágio do coronavírus. Neste caso, a recomendação é que os visitantes levem a própria garrafa de água.
Vale destacar que os banheiros serão limpos com uma frequência maior e não haverá sanitários químicos espalhados pelos campos, como ocorre em todos os anos.
Serviço: Os portões abriram uma hora mais cedo, às 7h, e serão fechados uma hora mais tarde, às 19h. Os horários valem para os cemitérios de Planaltina, Brazlândia, Asa Sul, Taguatinga, Ceilândia e Gama.