test banner

Meu Brasil cativeiro

Meu Brasil cativeiro

A pergunta que mais faço a mim mesma nos últimos tempos, sobretudo desde sexta-feira, é: quando foi que o ser humano se tornou tão desumano? Imagino que seja um processo histórico, uma caminhada longa e contínua em direção ao desprezo pelo outro, levando como cajado o individualismo, o egoísmo, a ignorância. A partir de hoje, Brasília e boa parte do Brasil começa um lockdown doloroso e sem data para acabar. E não se engane: a culpa não é do vírus; é das pessoas.


São as irresponsabilidades diversas que deram força a um vírus muito transmissível e letal. São as desculpas esfarrapadas, o dinheiro roubado na pandemia, os péssimos exemplos de governantes, a falta de uma política única e de uma diretriz de combate que fosse nacional, a demora injustificável para comprar vacinas, o negacionismo cruel e por aí vai. Por trás de tudo isso, não há um vírus; há pessoas.

Pessoas tomam decisões todos os dias. Dentro de casa ou dentro de palácios e sedes de governos. Pessoas escolhem se vão mandar os escrúpulos às favas e festejar o gol do time como uma horda de irresponsáveis ou se vão proteger a si mesmas e aos outros, como é de sua obrigação como cidadão e como ser humano de fato.

Foram as más escolhas e as decisões imbecis que mataram mais de 250 mil pessoas no Brasil. Não só dos cidadãos cansados, tristes, desolados, isolados, irresponsáveis, ignorantes, permissivos, egoístas e cruéis. Foram essencialmente as decisões infelizes e criminosas daqueles que nos governam.

O que veremos a seguir é mais um capítulo de como se agrava a miséria humana; como se cava mais fundo o abismo da desigualdade social; como se conduz pequenos comerciantes à falência e os mais pobres à fome e ao desemprego; como se leva mais famílias ao pior luto — aquele de ver um familiar morrer por falta de ar sem a possibilidade de ser socorrido. A degradação da espécie humana segue seu curso.

O Brasil não entrou em colapso de uma hora para outra. E também não seguiu essa jornada por falta de aviso. Houve renitentes apelos, alertas, explicações da comunidade científica do mundo inteiro e dos médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde. Houve exemplos bons e maus vindos de outros países. Houve relatos, artigos, depoimentos, reportagens na imprensa mostrando que havia um caminho menos letal a seguir.

Mas o Brasil, ainda assim, escolheu deliberadamente o caos. Sabíamos que não seria fácil para ninguém atravessar uma pandemia, mas tínhamos sempre a esperança do “vai passar” — se todos fizessem a lição de casa. Como pessoa de fé, acredito de verdade que a vacina nos salvará. Até lá, precisamos manter a sanidade mental e evitar o adoecimento.

O custo das escolhas que o Brasil fez recairá sobre nós mesmos e, o que é pior, sobre a parcela mais vulnerável da população. O que temos a fazer agora é respirar fundo, viver um dia de cada vez e dar a mão ao próximo. Viver num país-cativeiro pode até ser suportável, mas ser refém de genocidas é morrer um pouco a cada dia.


 Ana Dubeux – Editora – Chefe do Correio Braziliense – Fotos/Ilustração: Blog-Google.



 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem