Para ampliar a segurança da população e evitar trágicos desabamentos
como os que aconteceram em 2018 no complexo de viadutos do Eixo Sul, o Governo
do Distrito Federal (GDF) tem se esforçado na recuperação preventiva de grandes
obras de arte. Depois de reformar as tesourinhas e outros viadutos, agora as
obras vão avançar para a Ponte Costa e Silva, no Lago Sul. Inaugurada em 1976,
a via de passagem projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer finalmente terá sua
primeira grande reforma, com investimento de R$ 13.594.231,88.
Nesta quarta-feira (14), o governador Ibaneis Rocha assinou a ordem de
serviço para o início da obra. Estão incluídos a elaboração do projeto
executivo, o reforço estrutural das vigas da ponte, a manutenção das juntas de
dilatação e das sinalizações náuticas e viárias, o recapeamento funcional das
três faixas de asfalto, a instalação de um novo guarda-corpo e a melhoria no
escoamento de águas pluviais e pintura. Além disso, será reformada a margem
(cabeceira da ponte) do Lago Sul, com a implantação de píer e muro de arrimo.
Reformas vão beneficiar 14 mil motoristas que trafegam diariamente pelo local.
“A gente vem fazendo um trabalho
de zeladoria da cidade” (Governador Ibaneis Rocha)
“A gente vem fazendo um trabalho de zeladoria da cidade”, disse o
governador Ibaneis Rocha, após assinar a ordem de serviço para que as obras
comecem imediatamente. “Começamos com as tesourinhas, que estamos fazendo
desde o ano passado, e agora passamos para a ponte Costa e Silva, que está
bastante degradada. A gente quer entregá-la nova para a população do DF o mais
rápido possível.”
Governador assina ordem de serviço para as obras na ponte: “A gente quer
entregá-la nova para a população do DF o mais rápido possível”
O presidente da Novacap, Fernando Leite, considera que o caráter de
monumento de Brasília demanda atenção especial. “Essa ponte é uma obra de arte,
um projeto de Oscar Niemeyer, e ela exige cuidados”, pontua. “Ela passou por
algumas intervenções, e agora vamos fazer uma grande reforma. Ela precisa de
uma substituição das juntas de dilatação, corrigir infiltrações, substituir os
aparelhos de apoio da ponte, recuperar o asfalto os guarda-corpos”.
Cultura de manutenção: Inaugurada em 1976, a Costa e Silva liga os trechos 1 e 2 do Setor de Clubes Sul à QI 10 do Lago Sul. A estrutura foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e possui 452 metros de comprimento por 13 metros de largura, com três vãos que permitem a passagem de embarcações náuticas que navegam pelo Lago Paranoá.
“Isso aqui é a concretização
daquilo que a gente iniciou lá em 2019” (Izidio Santos, presidente da Terracap)
Em 1995, 19 anos após o início de sua operação, foram identificados
danos por corrosão nas armaduras da ponte, quando houve uma intervenção nas
fundações para tratamento das corrosões encontradas nos tubulões.
Em janeiro de 2014, 38 anos após sua inauguração, observou-se uma
visível deformação do trecho central devido à movimentação das barreiras de
concreto (guarda-rodas) pré-moldadas, ocasionando um estrangulamento parcial
das pistas de rolamento.
“É um legado importante que a
gente deixa para Brasília, o de implantar a cultura de manutenção” (Luciano
Carvalho, secretário de Obras)
Com a reforma, a estrutura vai ganhar uma pintura em poliuretano, o que
aumenta a durabilidade para até 25 anos. Os guarda-corpos também serão
adequados às novas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A
ponte também vai ganhar uma rampa de acesso para pedestres na extensão que liga
a orla ao Trecho 1 do Setor de Clubes Sul.
São cuidados que os gestores do governo reforçam como extremamente
necessários. “Desde o início deste governo, a gente implementou um plano de
manutenção de pontes e viadutos no DF, e nada mais simbólico do que a ponte
Costa e Silva, que é um monumento tombado”, destaca o presidente da Agência de
Desenvolvimento do DF (Terracap), Izidio Santos.
“Essas pontes e viadutos do DF nunca tiveram o cuidado necessário, e a
gente criou agora uma cultura de manutenção, trazendo a sociedade civil e
universidades para fazerem as vistorias”, relata o gestor. “Isso aqui é a
concretização daquilo que a gente iniciou lá em 2019. Que se estenda a todas as
pontes e viadutos do DF.”
O secretário de Obras, Luciano Carvalho, reforça a fala de Izidio Santos
e a necessidade de mais atenção para com o patrimônio público. “É um legado
importante que a gente deixa para Brasília, o de implantar a cultura de
manutenção, de cuidar do nosso patrimônio”, diz. “Temos reformas importantes
nas tesourinhas, e agora chegou a vez da ponte Costa e Silva; temos os viadutos
da N2 Norte. É preciso ter esse foco na manutenção, de preservar o patrimônio,
ter essa cultura que, no Brasil, infelizmente não há muito. Estamos tentando trazer
esse legado de cuidar do que é nosso”.
Galeria de Fotos: https://bit.ly/3tlyaAR,
Ian Ferraz - Edição: Chico Neto - Agência Brasília - Fotos: Renato Alves
Fico imaginando a fortuna pra mais 20 anos de vida útil. Quem teve a oportunidade de percorrerem o sul da Europa de Portugal até a Itália e vê as obras romanas, como pontes e aquedutos, com cerca de 2000 anos, deve-se perguntar: onde foi que erramos!!!
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