test banner

INFRAESTRUTURA » GDF anuncia obras e entregas

GDF anuncia obras e entregas. O governador Ibaneis Rocha (MDB) destacou projetos e inaugurações que o Executivo local fará nos próximos dias. Entre eles estão a conclusão de UBSs, construção de viadutos, asfaltamento e uma nova feira popular. Ibaneis inaugurou, ontem, o Hospital de Campanha do Autódromo

 

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou uma série de obras e entregas previstas para os próximos dias na capital federal, durante as agendas realizadas ontem. Na inauguração da primeira unidade básica de saúde (UBS) no Jardins Mangueiral, o chefe do Executivo local informou que o governo está projetando dois viadutos e o asfaltamento da DF-140 para aliviar o trânsito na região. “Somos um governo que faz entrega e melhora a vida da população”, disse.

 

Ainda na região, Ibaneis afirmou que pretende construir outra área de habitação, chamada de Alto Paraíso. A intenção do Governo do Distrito Federal (GDF) é atender demandas de moradores da cidade, que pediram a criação de um parque no local. Para outras localidades, o emedebista antecipou novidades. “Também vamos construir a feira do Jardim Botânico, muito esperado por todos os moradores da região. O projeto está pronto na Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital) e será licitado até o segundo semestre”, destacou o governador.

 

A UBS nº 1 do Jardins Mangueiral, localizada na Praça de Atividades 2, vai atender cerca de 20 mil pessoas. São 25 salas, entre consultórios, espaço para coleta, medicação, triagem e vacinação, com previsão de cinco equipes de saúde da família completas. Ao todo, foram investidos R$ 3 milhões para a construção da unidade.

 

O administrador do Jardins Mangueiral, Antônio de Pádua, afirma que a obra foi uma demanda da comunidade. “Há um ano e meio, fiz o pedido para a construção do equipamento público, e, prontamente, o governador autorizou a construção dessa UBS, que vai atender não só ao Jardins Mangueiral, mas a todos do Jardim Botânico e de São Sebastião. Porque a saúde é direito de todos, estamos muito felizes com essa entrega”, comemorou.

 

Outras unidades básicas de saúde estão em construção pelo DF, no Riacho Fundo II, com 97% das obras executadas; Ceilândia (85%); Paranoá Parque (79%); Planaltina (50%) e Sobradinho II (49%). Mais 16 UBSs estão em fase final da elaboração de projetos complementares para que sejam licitadas

 

Pandemia: O GDF entregou, ontem, o hospital de campanha do Autódromo Internacional de Brasília, que vai receber pacientes com covid-19. O intuito é reduzir as filas de cirurgias eletivas, impactadas pela crise sanitária. O local conta com 100 leitos de unidade de cuidados intermediários (UCIs). De acordo com Ibaneis, há uma estimativa de 50 mil cirurgias a serem realizadas na rede pública de saúde, de todos os tipos. Dessas, 2,5 mil são de emergência. “Vamos chegar a um ponto em que vamos ter uma quantidade de leitos que suporte todo o atendimento do Distrito Federal”, destacou o chefe do executivo local.

 

Em 7 de maio, o GDF inaugurou o hospital de campanha do Gama. A estrutura conta com 100 leitos de UCI com ventilação mecânica, drogas vasoativas e diálise à beira leito. Isso permite atendimento pleno a pacientes em estado grave. A instalação tem salas de triagem; para procedimentos invasivos; de insumos; de descompressão; de raio-X; e de tomografias. Há, também, área para farmácia e pontos de hemodiálise.

 

O intuito do governo é entregar até 28 de maio o hospital acoplado de Samambaia, que também atenderá pacientes com o novo coronavírus. A unidade terá 102 leitos. “A Saúde pediu uma semana mais, mas vamos ver se conseguimos até lá”, declarou Ibaneis. “Nós vamos lançar, agora, um edital que está previsto para a próxima semana, trazendo as entidades assistenciais para continuar o trabalho junto ao hospital (de campanha) da Polícia Militar. São 270 leitos que deixarão de ser leitos covid-19 e passarão a ser leitos de cirurgias de UTI gerais para atendimento da população do Distrito Federal”, completou.

 

O que vem por aí » Dois viadutos no Jardins Mangueiral » Asfaltamento da DF-140 » Construção da feira do Jardim Botânico » Intenção de construção do Alto Mangueiral » Entrega das UBSs no Riacho Fundo 2, Ceilândia, Paranoá Parque, Planaltina e Sobradinho 2 » Projeto complementar de  mais 16 UBSs » Entrega do hospital acoplado de Samambaia



                              Caroline Cintra - Foto: Renato Alves – Correio Braziliense

Rali da vice-governador: O vice-governador Paco Britto (Avante) disse numa reunião nesta semana que liderou a mobilização de motoqueiros com o presidente Jair Bolsonaro. Para quem ouviu, foi uma forma de mostrar ao governador Ibaneis Rocha que tem força pra continuar como vice num eventual segundo mandato.






Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem