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História: Berço da história da capital

Hoje transformado em espaço histórico, Museu Vivo da História Candanga é rico em cultura brasiliense. Cidade Livre o primeiro desenho do que se tornaria a capital do país. Em torno de um núcleo planejado, que hoje abriga o Museu Vivo da Memória Candanga, primeiros habitantes formavam comunidades que mais tarde deram origem a regiões administrativas

A chegada dos candangos à terra que abrigaria a nova capital do Brasil começou a dar forma à cidade antes mesmo da inauguração oficial. No local que hoje abriga o Museu Vivo da Memória Candanga, a vida pulsou pelos mais diversos caminhos, dentro e fora do que planejaram nas pranchetas arquitetos e engenheiros. Se a cidade era livre, como dizia o nome, aqueles trabalhadores e todos os familiares e forasteiros que vieram desbravar o Planalto Central com diferentes objetivos fizeram valer a designação.


Marilda Moraes Porto, 80 anos, conserva as lembranças vivas desse período, muitas delas guardadas no museu, no Núcleo Bandeirante, antiga Cidade Livre. É lá que se encontra a mala em que ela trouxe as roupas de Rio Verde (GO), a mobília do consultório do marido e a primeira casa da pioneira no Distrito Federal. Tudo, hoje, faz parte do acervo e está exposto para quem quer conhecer um pouco mais sobre a construção da cidade de Juscelino Kubitschek.


Casada com Edson Porto, o primeiro médico de Brasília, Marilda chegou à capital antes mesmo da inauguração. “Ele veio em 1956. Em 1957, eu vim para Brasília pela primeira vez, com a turma do colégio, e nós já namorávamos. Com 18 anos, a gente se casou e vim morar aqui. A casinha já estava pronta. Ele comprou uma mesinha, que eu tenho até hoje”, lembra.


Erguido também em 1957, o Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira (HJKO), primeiro da cidade, atendia trabalhadores que atuavam na construção. A obra durou apenas 60 dias. Ali funcionavam ambulatórios, centro cirúrgico, serviços gerais e administração. No mesmo local, moravam, no alojamento e em casas, os funcionários do centro de saúde.

O hospital era a única construção pronta em meio às demais espalhadas pela cidade. À época, a nova capital era sinônimo de esperança e um sonho não apenas para JK, mas também para aqueles que largaram tudo em suas cidades natais com o objetivo de construir uma nova história.


“Todo mundo era muito jovem, estava conseguindo o primeiro emprego. Muitos falavam que isso aqui não ia para a frente. A gente ficava até meio preocupado, mas deu certo, e foi uma benção para nós. Tenho muito amor por Brasília e pela maneira como ela foi feita. Da minha casinha, eu escutava o barulho das construções. Como não tinha nada, a gente ouvia o som das máquinas e todo mundo vibrava com isso”, ressalta.


O início de tudo: 
O museu também tem um lugar especial no coração da dona Laurecy dos Santos, 81. Foi entre as paredes de madeira que a mineira deu à luz os dois primeiros filhos. A aposentada veio para Brasília em 1958. “Era recém-casada. Meu esposo veio trabalhar aqui. Quando eu vim, já estava grávida de sete meses”, lembra.


Ela morava em um acampamento, localizado próximo à área onde hoje fica o Jardim Zoológico. E foi em um pequeno barraco que começou a sentir as dores do parto. Ângela, a primeira filha, estava a caminho. “Fui para o hospital em um caminhão da empresa”, conta. Era por volta das 22h quando a menina nasceu, de parto normal. Na certidão de nascimento, o registro: “Nascida em Brasília, futura capital do Brasil”.


Sem parentes na cidade, Laurecy convidou a enfermeira que a acompanhou para ser madrinha da menina. “Ia ser minha irmã, mas ela não tinha chegado e eu não queria esperar muito tempo. Queria batizar minha filha logo”, justifica. Ela lembra que o hospital vivia lotado, porém, todos eram bem atendidos. “Não havia muitos especialistas, mas, pelo volume de pacientes, o atendimento era muito bom”, comenta. O lugar também foi cenário para o nascimento do segundo filho.


Enquanto isso, nos arredores do hospital, cresciam as ocupações de lotes por trabalhadores e moradores de todos os cantos do país, que vieram tentar a vida na futura nova capital. Assim se formaram as comunidades da Vila Tenório, Vila Sarah, Vila Esperança, Vila do IAPI, Morro do Urubu e Morro do Querosene, como explica o geógrafo Aldo Paviani, professor emérito da Universidade de Brasília (UnB). “Tinha gente que ia de bicicleta para o Plano Piloto trabalhar, além dos trabalhadores do comércio do Núcleo Bandeirante. Tudo o que você precisava resolver era na Cidade Livre”, comenta.


O planejamento da região favoreceu o fortalecimento daquelas primeiras comunidades da capital, segundo o especialista. “Aquele lugar foi desenhado e bem pensado, com uma identidade própria até. A cidade tinha uma sucessão de edifícios feitos de madeira, padronizados, da mesma tipologia e com proporções agradáveis, sem nada enorme que ultrapassasse três níveis. Como uma maquete em tamanho real, com vida muito intensa entre as construções”, explica Cláudio.


Isso tudo acabou contribuindo para um sentimento de pertencimento àquela região e à própria capital, motivos de orgulho até para quem só passava pela terra onde seria consolidado o Distrito Federal. “Todo caminhoneiro que vinha trazer cimento, madeira ou qualquer outro material de construção, passava na Cidade Livre para pintar nos para-choques do veículo a coluna do Palácio da Alvorada, como se dissesse: ‘Eu estive lá na futura capital do Brasil!’. É muito bacana ver que a arquitetura de Brasília não era importante só para os eruditos, mas também para os populares”, observa o arquiteto.


Hoje, Cláudio continua admirado pela Cidade Livre. “Atualmente, é um dos melhores lugares para se morar em Brasília, com uma qualidade urbana muito boa e uma nostalgia incrível. Muita gente de fora do Núcleo Bandeirante quis mudar as características iniciais e elevar os prédios, mas a população, sabiamente, freou os ímpetos imobiliários, consciente do valor desse espaço.”


Desocupação: Em 1971, os moradores das vilas próximas à Cidade Livre precisaram deixar as suas casas após desapropriação. Os espaços foram desocupados e as famílias encaminhadas para Ceilândia, formando assim mais uma região administrativa do DF. “Vinha uma funcionária do serviço social e levava as pessoas para Ceilândia em caminhões. Foram cerca de 82 mil habitantes”, ressalta Paviani.


Os médicos que moravam nas casas de madeira foram transferidos para a região central de Brasília quando os apartamentos funcionais ficaram prontos. As residências então passaram a abrigar outros trabalhadores da unidade hospitalar, que ficou aberta até 1968, quando começou a funcionar como posto de saúde. Em 1974, foi totalmente desativada, após a implantação dos serviços de saúde do Núcleo Bandeirante.


Os moradores da vila do hospital também a desocuparam. “Eles se mudaram para a Candangolândia quando a cidade foi regularizada. Quem estava ali ganhou lote. Porém, antes disso, esses moradores pediram o tombamento do hospital”, explica o arquiteto Silvio Cavalcante.


O espaço foi tombado em 1985 e os puxadinhos feitos pelos últimos moradores, retirados. Nascia ali o Museu Vivo da Memória Candanga. “Brasília teve uma incrível arquitetura de madeira. Um  dos monumentos é o Catetinho, porém o HJKO acaba sendo a edificação mais popular da época da construção, pois o Catetinho era a residência oficial do presidente e o hospital era mais para a população”, destaca o arquiteto.


Trajetória marcante: Desocupado o hospital, o espaço virou guardião da trajetória dos primeiros moradores da capital. Entrar no Museu Vivo da Memória Candanga é como voltar no tempo. Uma exposição com fotos, mobília original do Brasília Palace, consultório da antiga unidade de saúde, malas, equipamentos de obra, entre outros itens, lembra o trabalho incansável dos pioneiros.


Além dos artigos históricos, o espaço recebe oficinas de artesanato (veja quadro). “O museu é chamado de vivo por isso. Ele não é um lugar parado”, observa a gerente, Eliane Falcão. “Temos oficinas de cerâmica, costura, arteterapia. É um espaço para a comunidade”, completa.


O lugar também é uma verdadeira aula de história. Tanto que parceria com a Secretaria de Educação promove uma visita guiada para que estudantes conheçam a história da construção da capital. “Estamos fazendo um levantamento para expandir também a escolas particulares”, acrescenta Eliane.


Marilda morava numa dessas residências. A primeira do conjunto. “Eu era jovem. Meu marido fazia muitos plantões. Então, muitas vezes eu passava a noite inteira no hospital para fazer companhia a ele e não ficar sozinha”, relata. Ela conta que a vila era tranquila. As portas costumavam ficar abertas e os vizinhos acabaram se tornando uma grande família. “O povo se reunia à noite. Meu marido gostava de tocar, a gente se divertia muito”, comenta.

A casa onde Marilda morou ao chegar a Brasília integra, hoje, o complexo do museu; imagens da época mostram a pioneira e a primeira filha, em frente à residência, e o marido, Edson Porto, o primeiro médico da cidade

Marilda fez questão de participar da cerimônia de inauguração. Na casa dela, recebeu cerca de 20 pessoas que vieram do Rio de Janeiro. Os visitantes passaram a noite em frente à pequena residência de madeira na expectativa da grande festa. “Amanhecemos na porta da minha casa. Lá dentro, só tinha a minha cama e o berço da minha filha. Alguns pediam para entrar, deitar e descansar um pouco, e depois voltavam para ouvir música”, relembra. Ela morou na vila durante três anos, até se mudar para os apartamentos funcionais na Asa Sul.

Membros da Loja Maçônica Alvorada nº 1 se orgulham de fazer parte do começo da nova capital

Vida intensa: A simplicidade das construções de madeira não impedia a intensidade da vida na grande Cidade Livre. Vibrante nas cores das paredes e na movimentação do comércio, a região era conhecida como o local onde tudo acontecia, como explica o arquiteto e urbanista Cláudio José Pinheiro, professor da UnB. “As pessoas que vieram para construir Brasília começaram a se fixar com organização familiar primeiramente na Cidade Livre, onde se encontrava o que não havia no Plano Piloto, como lojas de ferragens, marcenaria, carpintaria. Toda mão de obra qualificada e comércio estavam lá”, diz.

Nascida com nova cidade: Foi também na Cidade Livre que nasceu a Loja Maçônica Alvorada nº 1, erguida ainda em 1957 e oficialmente inaugurada em 1960. O local serviu como ponto de encontro de brasileiros vindos de diferentes pontos do país em busca de algo comum. A loja maçônica acabou sendo um lugar “apaziguador de saudades” e palco de concentração de pessoas importantes para a consolidação da capital, como detalha o venerável mestre da loja, Amaury Dias, 49. “Os maçons que vinham para Brasília ficavam longe da família e dos entes queridos. Aqui, encontraram um local para se reunir, com irmão na nossa loja, que era feita toda de madeira. Isso ajudou os primeiros moradores a superarem as dificuldades num clima de fraternidade. Tudo era difícil naquele tempo”.


“Criamos aqui o espaço de uma escola filosófica de pensamento e autoaperfeiçoamento, onde convivemos com pessoas que se destacam não financeiramente, mas moralmente. Essa participação foi importante para a então Cidade Livre, assim como sempre é relevante em outros contextos, porque nós, como maçons, fazemos parte de projetos diversos, em todos os níveis, do estratégico ao operacional”, define Armando Assumpção, 57 anos.


A ligação de pessoas do grupo com a capital é histórica e data de séculos atrás, segundo Miguel Ferreira, 59, que está no grau 33 da hierarquia maçônica. Em 1823, começaram as primeiras manifestações oficiais de políticos do Brasil que temiam ter uma capital em estado litorâneo, pois ela poderia ser facilmente invadida, e nasceu o primeiro capítulo do diálogo entre essa sociedade e Brasília.


“José Bonifácio de Andrada e Silva alertou para esse risco de ataques e propôs a idealização da capital federal no centro do país. E ele era maçom”, lembra Miguel. Aquele desejo de transferência do principal polo político do país se tornou realidade com Juscelino Kubistchek. Para isso, a vida pulsante da Cidade Livre foi essencial. “Essa era uma região bem semelhante ao nome. O comércio era livre de impostos, tinha um incentivo para as pessoas se instalarem e darem suporte aos trabalhadores”, conta. 


Citações históricas: “Chamou-se ‘Cidade Livre’ para evidenciar a oposição relativamente à outra, construída segundo normas rígidas. Pensaram os construtores de Brasília que poderiam suprimir essa cidade, logo terminada a construção da capital, ou que estaria em suas forças substituí-la, atribuindo residências corretas aos seus ocupantes. Isso, porém, não foi obtido até então, e o que resta é um vivo contraste.”


Milton Santos, 1965: “Foi na Cidade Livre que a ideia de Brasília floresceu e se exprimiu na evolução de um foco de vida urbana e de orgulho local. O espírito vigoroso de Velho Oeste permeia as suas ruas, em uma mescla de idealismo e comercialismo desenfreado. A vida urbana que ali brotou espontaneamente é preciosa demais para ser destruída; na verdade, não se consegue entender como foi possível construir Brasília sem levar em conta o papel desempenhado pela Cidade Livre; uma é parte da história da outra. A sua atmosfera descontraída e buliçosa faz um belo contraste com a elegância e a formalidade de sua augusta vizinha.”


David Crease, 1982 - Fontes: A cidade nos países subdesenvolvidos, de Milton Santos, e Progresso em Brasília, The Architectural Review, n.782 Srviço: Museu Vivo  da Memória Candanga Endereço: Epia Sul, SPMS, Lote D — Núcleo Bandeirante - Horário de visitação: de segunda-feira a sábado, das 9h às 17h; Contatos: 3301-3590 | 3327-2145 | mvmc1990@gmail.com | educativomvmc@gmail.com - Área: 1.265 m² (edificada em madeira)


Alan Rios - Juliana Andrade - Fotos: Mariene Silva/Esp/CB - Arquivo Museu- Correio Braziliense - Governo do Distrito Federal


 

 

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