A ideia de criar em
Brasília um local de encontro agregando interesses gastronômicos e turísticos
dentro da Ceasa é antiga, mas amadureceu. Tanto que o projeto já existe e será
submetido à audiência pública em 1º de setembro, a partir das 9h. “Trata-se de
um passo obrigatório; essa audiência vai trazer uma série de contribuições que
a comissão avaliará se serão incorporadas ou não no edital”, explica o
presidente da Ceasa, Sebastião Marcio.
O modelo do espaço segue o de locais similares no
Brasil, a exemplo do Mercado Municipal de São Paulo, e tem capacidade para
gerar cerca de 1,2 mil novos postos de trabalho diretos. Quanto aos efeitos na
microeconomia local, a expectativa é que a atividade institucional do Mercado
Central de Brasília contribua para um aumento na capacidade de atendimento,
gerando um impacto positivo na rede de comércio e serviços do Entorno.
O empreendimento terá custo zero para o GDF, pois virá de uma Parceria Público-Privada (PPP).
A modernização da atual estrutura da Ceasa é só mais uma conquista desse espaço cativo criado em 1972. Para Sebastião Marcio, o Mercado Central “será um grande ponto de encontro brasiliense, com grandes atrações gastronômicas e diversidade de artesanato. Duvido que quem venha visitar o DF não queira passar pelo local”, disse.
Próximos passos : A etapa seguinte será a
abertura de licitação, o que deve ocorrer no final deste ano. A empresa que
ganhar a licitação terá direito a explorar o mercado por 35 anos.
Até o dia 6 de setembro está aberta a fase de
consulta pública, na qual os interessados terão acesso a toda documentação que
diz respeito ao Mercado. Basta clicar aqui. Contribuições e sugestões poderão ser
encaminhadas pelo e-mail ceappp@ceasa.df.gov.br até
as 23h59 do dia 06 de agosto, como forma de recebimento de manifestações da
população e aprimoramento do procedimento que se instala.
O evento será transmitido ao vivo no canal da Ceasa no YouTube