test banner

Brasília engajada no Dia Mundial da Limpeza 2021

Brasília engajada no Dia Mundial da Limpeza 2021

 

O Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) é um movimento cívico que une 180 países e milhões de pessoas ao redor do mundo para limpar o planeta, em um único dia. A quarta edição do evento será realizada no próximo sábado (18/9). Em Brasília, a limpeza será feita no perímetro do Lago Paranoá, cartão postal da capital do país.

 

As atividades contarão com a participação da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), Marinha do Brasil, Movimento Ocupe o Lago, Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU), Companhia de Saneamento do Distrito Federal (Caesb), dentre outros apoiadores.

 

Na data do evento, ocorrerão, de maneira simultânea, atividades de limpeza subaquática de resíduos nas proximidades do Pontão do Lago Sul, regata ecológica, mutirões de limpeza nas margens e na superfície do lago, além de ações de conscientização para o público adulto e infantil no Pontão do Lago Sul.

 

Após o recolhimento dos resíduos retirados do Lago Paranoá, será feita a separação e pesagem de tudo que foi recolhido para demonstrar o impacto ambiental causado pela população em nosso lago.

 

Confira a programação e participe! Data: 18/9 - Local: Pontão do Lago Sul -Horário: Das 7h às 12h30

 

Coleta subaquática de resíduos realizada pela Marinha do Brasil e mergulhadores voluntários; • 2ª Regata Ecológica Naval com pesagem dos resíduos coletados realizada pelo SLU; Dinâmicas educativas relacionadas à destinação correta de resíduos realizada pela equipe do Adasa na Escola; • Presença da mascote da Adasa – Gotita e de personagens do desenho educativo Caninópolis; •  Presença do Adasa Móvel com exibição de conteúdos audiovisuais de educação ambiental, institucionais e de utilidade pública; • Espaço Adasa com exposição de equipamentos de fiscalização e monitoramento utilizados pela Superintendência de Recursos Hídricos do órgão e de maquetes do Ibram sobre o ciclo da água e bacias hidrográficas; • Espaço SLU com exposição do Museu da Limpeza Urbana; • Espaço do Movimento Ocupe o Lago com aula gratuita de Yoga, às 8h, e entrega de certificado aos participantes dos mutirões de limpeza organizados pela ONG; • Fornecimento de água potável realizada pela Caesb, • Pedal até o local do evento organizado pelo SLU - concentração no Lake Side Apart Hotel (SHTN Trecho 1 Conjunto 2), às 7h30.

 

Paralelamente às ações realizadas no local oficial do evento, ocorrerão mutirões de limpeza do Ocupe o Lago em três pontos - Praia do Cerrado, Deck Sul e Praça dos Orixás, das 8h às 12h. Serão 30 voluntários, divididos em caiaques e Stand-Pp Paddle (SUP), além de canoa havaiana com 18 remadores. O lixo coletado será recolhido e pesado pelo SLU.

 

Aqueles que desejarem participar dos mutirões de limpeza, devem levar sacolas e luvas para coleta e equipamento pessoal de mergulho.

10ª edição da Semana Lago Limpo: Este ano, a Semana Lago Limpo, evento criado pela Adasa em 2011 com o objetivo de chamar atenção para importância da preservação dos recursos hídricos do Distrito Federal, com enfoque para o Lago Paranoá, integrará a programação do Dia Mundial da Limpeza.

 

Em nove edições, o evento promoveu uma série de atividades de limpeza e ações socioeducativas voltadas para a destinação correta de resíduos. Entre elas, a coleta de mais de 38 toneladas de lixo do Lago Paranoá, fato que preocupa a todos e reforça a importância da adoção de práticas sustentáveis a fim de diminuir impactos ambientais que colocam em risco a qualidade da água do manancial.



Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem