test banner

Internet em todas as escolas do DF

Internet em todas as escolas. Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação falou sobre a inclusão digital na educação e a chegada do 5G ao DF 

Inclusão digital, internet gratuita e a chegada do 5G à capital federal foram alguns dos temas destacados pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, Gilvan Máximo, ontem, no CB.Poder — programa do Correio em parceria com a TV Brasília. Em entrevista conduzida pela jornalista Denise Rothenburg. De acordo com o responsável pela pasta, o Governo do Distrito Federal (GDF) pretende incluir digitalmente toda a rede pública de educação. “Vamos colocar internet em todas as 600 escolas do DF até fevereiro. Hoje, 10% das escolas têm internet, e é precária”, destacou.

 

Na terça-feira, a secretaria lançou o programa Conecta +, que inicialmente fornecerá internet gratuita a 20 mil pessoas com deficiência. De acordo com o titular da pasta, o objetivo do GDF é democratizar o acesso à informação para o brasiliense que não possui condições de arcar com o serviço. “Ontem (na terça-feira), lançamos o programa Conecta para pessoas com deficiência. Nós vamos dar um chip de internet 4G, de velocidade rápida, para que essas pessoas possam se conectar. Ninguém mais vive sem internet. Nós vamos colocar internet em todas as escolas do DF. Será a primeira unidade da federação a ter internet em todas as escolas. Queremos chegar lá até dezembro, mas caso não dê, será até fevereiro, ressaltou Gilvan.

 

O Conecta se estenderá a taxistas, motoristas de aplicativos e famílias de baixa renda no Distrito Federal. “Nós vamos lançar o programa nos próximos 30 dias. Nosso propósito é democratizar o acesso para todos. Os motoristas, por exemplo, receberão um roteador do GDF e esse serviço será totalmente gratuito. Está chegando a mão amiga do governo da esperança, e agora nós estamos usando a tecnologia para fazer o social também”, destacou o secretário.

 

5G na capital: Atualmente, a velocidade da internet no Brasil está amparada pelo 4G. Porém, Gilvan garantiu que o 5G está em fase de testes no DF, e que isso vai revolucionar não só a capital do país, como o mundo. Com velocidade 100 vezes mais rápida do que a atual, a conexão 5G se aproximará do tempo real.

 

“O 5G vai facilitar tudo: desde o trabalho no campo até o veículo autônomo e o avião autônomo. Ele vai revolucionar o mundo, e estamos aguardando ansiosos por isso. Eu acho que até fevereiro e março teremos 5G em Brasília. De acordo com a política do governo federal, eles vão puxar mais para o lado tecnologia americana, do que da chinesa. O 5G é 100 vezes mais rápido”, ressaltou Gilvan. Além disso, essa evolução também vai contribuir para a área da saúde.

 

O secretário também falou sobre o descarte de lixo eletrônico no DF. “Nós temos a primeira usina de reciclagem de lixo eletrônico da América Latina, no Gama. É recuperado 99,8% do lixo que entra lá. Já recolhemos mais de 120 toneladas de lixo eletrônico em 1 ano e meio de programa. Computadores, tablets, pilhas, lâmpadas, geladeiras velhas, televisões de tubo, cabos de celular, a gente recupera tudo e distribui para alunos de baixa renda. 


Nós recondicionamos 22 máquinas a cada hora e ela sai com potência total. Para quem não sabe como descartar, é só acessar o site da secretaria ( https://www.secti.df.gov.br/ ), procurar um dos 85 pontos de coleta espalhados pela cidade ou entrar em contato com as administrações regionais.

 


Rafaela Martins – Correio Braziliense – Foto/Ilustração: Blog-Google


 

 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem