test banner

Crônicas da Bia

Crônicas da Bia 

Oi, eu sou a Bia! Muito obrigada por ter clicado aqui e sejam bem-vindos a minha coluna para a Revista Script! Com essa primeira matéria quero me apresentar a vocês e contar qual será o argumento dessa coluna. Espero que gostem! Essa sou eu fotografada pela minha irmã na Ribeira Sacra, Galicia (Espanha) em agosto 2021 de costas ao famoso Cabo do Mundo do rio Miño.

Sobre mim e minha família: Sou brasileira por parte de mãe (uma psicóloga de formação que se tornou padeira especializada em panificação sem glútem) e espanhola por parte de pai, mas sempre morei no exterior pelo fato dele ser diplomata. De fato, a história deles, de como se conheceram e do seu namoro até chegar  ao casamento é digna de um roteiro de novela. Quem sabe ela não vira o objeto de uma futura matéria da coluna? 

Com meus pais e minha irmã na Piazza del Duomo, Parma (Itália) em agosto 2020 frente ao Batistério.

Segundo a minha mãe fui concebida na África do Sul e logo ela decidiu dar a luz em Brasília, sua terra natal, onde estaria rodeada pela sua família. Depois de nascer em Brasília, viajei com a minha mãe para a Bélgica onde nos esperava meu pai e onde acabamos morando seis anos. Alí nasceu minha irmã que, apesar de ser mais nova, hoje já é mais alta que eu, uns bons quinze centímetros de altura. De Bruxelas nos mudamos para Cuba por dois anos, depois passamos dois anos em Madri,  outros três no Peru, mais três anos em Londres para finalmente voltar à Madri por dois anos. Em todos esses lugares vivi experiencias únicas e fantásticas que irão aparecendo pouco a pouco nessa coluna. Em 2019 comecei a faculdade e me mudei para a França pois minha irmã e eu sempre fomos escolarizadas no sistema de ensino francês. 

Sobre os meus estudos: Sou uma estudante de 20 anos cursando o terceiro ano na SciencesPo, uma universidade francesa de Ciências Sociais e Humanidades com sede em Paris. A nossa formação é multidisciplinar, estudamos uma grande variedade de matérias que incluem Direito, Ciências Politicas, História, Economia, Sociologia, Filosofia e Antropologia. Pois é, nem eu sei bem o que vou fazer com isso mas estou gostando. Durante os dois primeiros anos, me especializei na América Latina e na Península Ibérica. O meu terceiro ano deveria ter sido integralmente um ano de intercâmbio. Porém, por causa da pandemia o intercâmbio foi reduzido à seis meses que vou cursar na UnB (Universidade de Brasília) a partir de janeiro de 2022. Enquanto isso vim passar uns meses em Barcelona seguindo as aulas de Paris à distância. 

Sobre essa coluna e os meus interesses: Três grandes prazeres da minha vida são  a música,  a gastronomia e  o cinema. Eu gosto tanto de comer como de cozinhar -ouvindo música e cantando- descobrir novas receitas e restaurantes. Uma das nossas atividades favoritas  a realizar em família é assistir filmes e seriados. De fato, muitas são as noites de fim de semana que passamos na frente da televisão cada um com sua tijela de pipoca na mão. 

Sou também amante de fotografia, particularmente analógica e prefiro estar por trás da lente. A minha câmera é essencial em todas as minhas viagens. Pensando bem, descobrir novos lugares, culturas, pessoas e idiomas poderia ser o quarto grande prazer da minha vida. Então esperem ver bastantes imagens acompanhando e ilustrando minhas matérias que poderão ser resenhas de viagens, restaurantes, música, filmes e seriados assim como também  encontros interessantes. 

Desde pequena sou uma ávida leitora e, mais tarde, aprendi a ver a escritura como uma forma de expressão própria, uma maneira de botar sobre o papel tudo aquilo que ficava preso dentro de mim. Poder agora compartilhar essa paixão é um privilégio, uma honra e um grande sonho que se realiza!

Eu gostaria muito de fazer desse espaço a crônica de uma garota de 20 anos descobrindo o mundo e aprendendo a conhecer-se a si mesma, um diário das minhas reflexões, dos meus amores e das minhas dores de cotovelo, assim como dos meus estudos, minhas viagens, minhas descobertas, as coisas que gosto e deixo de gostar e finalmente minha família e amigos… enfim a minha vida com seus altos e  baixos. Se quiserem fazer parte dessa aventura e ajudar a realizar esse sonho, sejam bem-vindos uma vez mais às crónicas da Bia!

Até a próxima.


Crônicas da Bia ~~~ @@bialhcopati @revistascript

 



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem