A reforma foi anunciada pelo governador Ibaneis Rocha no primeiro
semestre, com a assinatura da ordem de serviço. Mas os vários problemas
estruturais da ponte de 45 anos fizeram com que os projetos executivos
sofressem alterações.
“A ideia é urbanizar as bordas. Trata-se de uma passarela onde o
pedestre vai poder passar na ponte em segurança. Além de se tornar um ponto de
observação do lago” (Carlos Spies, chefe do Departamento de Edificações da
Novacap)
Atualmente, 10% da reforma já avançou. Reparos nem sempre notados por
quem atravessa a envelhecida ponte. Mas que vêm sendo executados na base da
obra de arte, mais precisamente na parte interna da estrutura, para garantir
mais segurança aos usuários.
“Detectamos um problema de fissuramento, vamos fazer um acréscimo de 320 cabos de aço que dão sustentação à ponte, entre outros. O projeto teve de ser todo readequado para atender às necessidades. Estamos trabalhando na parte interna da ponte”, explica o chefe do Departamento de Edificações (DE) da Novacap, Carlos Spies.
Spies lembra que o governo fez uma análise das obras de arte pelo Distrito Federal, como as tesourinhas e a Ponte do Bragueto, e apontou a Costa e Silva como uma das prioridades para reforma. E já tomou providência para todos os casos.
O prazo para entrega da reforma do elevado, projetado por Oscar Niemeyer, é setembro do ano que vem. Agora em dezembro, as equipes finalizaram dois gabiões – muros de contenção que evitam as erosões na borda do lago. E fizeram toda a lavagem externa da ponte com hidrojateamento. (R$ 20 milhões é o valor estimado da reforma)
Passarela e ponto de observação: A Ponte Costa Silva vai ganhar em modernidade. Vem aí uma passarela de pedestres que será construída sob a ponte e ligará dois pontos do Lago Paranoá. Além de nova iluminação toda em LED (veja abaixo mais melhorias). Mas características originais como as três faixas para os veículos e o semáforo serão mantidas.
“A ideia é urbanizar as bordas. Trata-se de uma passarela onde o pedestre vai poder passar na ponte em segurança. Além de se tornar um ponto de observação do lago, e quem sabe até um ponto turístico para o cidadão de Brasília”, destaca Spies.
Para o administrador do Lago Sul, Rubens Santoro, é uma obra delicada, mas que vai trazer muitos benefícios à população. “A ponte está sendo tratada como ela merece. Há muitos anos carecia dessa grande reforma e vai ficar algo muito bonito e seguro para motoristas e pedestres”, conclui.
Galeria de Fotos - ( https://bit.ly/3slRzEb )