O andamento da
concessão do Aterro Sanitário de Brasília (ASB), por meio de parceria
público-privada, entrou em nova etapa. O processo para escolha da empresa que
vai gerir, operar e manter o espaço começou há quase um ano, em 9 de fevereiro,
mas só quatro das 22 companhias interessadas em participar apresentaram os
estudos necessários. Agora, os documentos vão passar por avaliação do Executivo
local, antes de entrarem em fase de consulta pública e serem enviados ao
Tribunal de Contas (TCDF).
Requisitos
básicos: As empresas aptas a disputar a concorrência são: Via Solo
Engenharia Ambiental S/A; Meioeste Ambiental; WTEEC Engenharia Ltda; além de
Estre e GAE, no Consórcio ASB. Os projetos devem incluir, entre outros itens,
estudos para melhorias no sistema de captação e uso de gases do aterro, uma
central de recuperação energética e uma área de triagem mecânica para resíduos,
com captação automática de itens recicláveis.
Caminho
indevido: Um dos problemas que compromete a vida-útil do aterro — com
capacidade máxima para 8,1 milhões de toneladas — é justamente a quantidade de
itens passíveis de recuperação enviados para lá. Das 2,2 mil toneladas que
chegam ao ASB diariamente, ao menos 500 mil (22%) poderiam ser reaproveitadas,
contribuindo com o meio-ambiente e, também, com geração de renda para catadores
e cooperativas.
Dois
novos hotéis em Brasília: Com um projeto de expansão em andamento, a
Hotelaria Brasil abrirá, até junho, dois empreendimentos em Brasília que fazem
parte da franquia norte-americana Wyndham Hotels & Resorts. Os prédios do
Ramada by Wyndham Brasília Alvorada e do TRYP by Wyndham Brasília Nações terão
264 apartamentos cada, no Setor Hoteleiro Sul. A construção das unidades ficou
a cargo da JCGontijo, por meio de parceria que contou com mais de R$ 200
milhões em recursos.
De olho nas
particularidades: No ramo há quase duas décadas, a Hotelaria Brasil vai cuidar
da gestão e da parte comercial das duas unidades, com soluções para
investidores, conceituação de produto, bem como assessoria técnica para
decoração, montagem e operação. Para a Wyndham Hotels & Resorts, Brasília
tem uma “demanda certa”, e as duas inaugurações têm caráter estratégico por
levarem em conta “particularidades regionais e locais”.
Características: Os
empreendimentos Ramada têm classificação midscale — categoria entre a econômica
e a de luxo —, mais voltados ao público de negócios e lazer. Já as unidades
TRYP by Wyndham focam em experiências locais e autênticas, atraentes, em
especial, para novas gerações de viajantes.
Demanda
alta: Brasília ficou em primeiro lugar entre os destinos mais buscados da
região Centro-Oeste por consumidores que compraram passagens de ônibus para
este verão. O levantamento, divulgado pela ClickBus, considera as vendas feitas
de 1º de dezembro a 10 de janeiro, com embarques de 1º de janeiro a 31 de
março. Goiânia e Campo Grande, nessa ordem, dividem o pódio com a capital
do país. Em nível nacional, a empresa viu a procura por tíquetes rodoviários
crescer 116% em relação ao verão de 2021. No Centro-Oeste, a alta foi de
78%. Os números têm base nos dados de 170 companhias, que atendem mais de
4 mil destinos.
Lojas se programam
para carnaval: O setor varejista do Distrito Federal divulgou como
funcionará o comércio no feriado do fim deste mês. As lojas fecharão apenas na
terça-feira de carnaval (1º de março). Nos demais dias — domingo (27 de
fevereiro), segunda (28) e na quarta-feira de Cinzas (1º de março) —, o
atendimento ao público será normal. Com a proibição de festas públicas e
privadas, a expectativa de empresários do segmento é de que o governo local
transfira as comemorações para abril. “A abertura das lojas de rua e de
shoppings proporciona a perspectiva de que muitos consumidores que não vão
viajar poderão ir às compras. Quanto ao Carnaval, que deve ser transferido para
abril, como se espera, tudo dependerá da covid-19”, afirma Sebastião Abritta,
vice-presidente do Sindivarejista-DF.
Campus Party Brasília
adiada: Com previsão para começar no mês que vem, a Campus Party, um dos
maiores eventos de tecnologia do mundo, teve a quarta edição adiada em duas
semanas, devido ao aumento dos registros relacionados à covid-19. Agora, as
atividades serão de 23 a 27 de março, no mesmo endereço: o Estádio Nacional
Mané Garrincha. Definida pela organização como “a maior experiência imersiva
sobre tecnologia, inovação e empreendedorismo”, o encontro é conhecido por
reunir estudantes, professores, empresários, empreendedores, desenvolvedores,
geeks e entusiastas desse mundo para debater tendências e compartilhar
conhecimentos.
Ingressos: Em
2021, a programação ocorreu em formato virtual. Neste ano, para participação
presencial, os ingressos do primeiro lote custam R$ 180 (sem camping) e R$ 280
(camping incluso) por pessoa. Pela internet, será possível acompanhar
gratuitamente parte das atrações. Os “campuseiros” que haviam comprado os
ingressos não precisarão trocá-los. No entanto, a opção de reembolso também
está disponível, pelo e-mail brasil@campus-party.org ou no Instagram @campuspartybra.