Ponte Costa e Silva: reforma na
estrutura antes de ganhar modernidade. Construída na década de 1970, a ponte
passa por extensa reforma em sua estrutura interna. Em seguida, ganhará
iluminação nova, passarela e outras melhorias. “A ponte nunca teve uma
reforma dessa magnitude desde a construção”, explica o diretor de Edificações
da Novacap, Rubens Pimentel Jr
O investimento por
parte do governo é de R$ 13,6 milhões e a obra é conduzida pela empresa
Concrepoxi Engenharia, contratada pela companhia. Esse valor ainda deve
aumentar cerca de 50%, por conta de um aditivo de contrato necessário.
Projetada por Oscar Niemeyer e construída em 1976, não são poucos os problemas
na “cinquentona” Costa e Silva: fissuras, infiltrações, partes ocas nas paredes
da estrutura (brocas) e cabos de aço desgastados.
“A ponte nunca teve
uma reforma dessa magnitude desde a construção. Trata-se de uma obra da década
de 1970 e que só passou por uma manutenção mais ‘estética’ desde então”,
explica o diretor de Edificações da Novacap, Rubens Pimentel Jr. “As
intervenções que não são enxergadas são as mais importantes: fazer um tratamento
na parte estrutural para garantir a estabilidade e a segurança”, reforça.
Visita ao interior da
ponte: A equipe de engenheiros responsável pela reforma
recebeu a reportagem da Agência Brasília e permitiu o acesso à parte interna
sob a ponte. Lá dentro, em três enormes túneis chamados pelos técnicos de
“caixões perdidos”, os reparos são executados. “Por ter começado no segundo
semestre do ano passado, alguns pensam que a reforma atrasou. Mas é um trabalho
complexo e minucioso que é feito diariamente”, detalha Pimentel. (Na parte
interna, um trabalho minucioso de reparos está sendo realizado em três enormes
túneis)
Nova passarela e
iluminação em LED: Depois de recuperado o interior da
ponte, virá a parte mais bonita de se ver: a de cima. Todo o asfalto dos 450
metros de extensão será trocado por um novo. A Costa e Silva ganhará ainda uma
passarela de pedestres que passará por debaixo e ligará dois pontos do Lago
Paranoá, além de nova iluminação, toda em LED (veja abaixo mais melhorias).
Mas serão mantidas as características originais como as três faixas de
rolamento e os semáforos.
Spies lembra ainda que o projeto prevê a urbanização nas bordas do lago, nas quais os pedestres poderão circular por calçadas. E o conceito de modernidade também estará presente. “Na parte de cima da ponte, teremos uma passagem com acessibilidade e mais ampla para ciclistas e pedestres”, observa o engenheiro. “E a nova passarela será um ponto de observação interessante, para o pessoal apreciar o lago e andar por ali”, finaliza. (vídeo ~~~~ )
Galeria de Fotos: - ( https://bit.ly/3JrS8Sz )