Elo importante entre a
população e o Governo do Distrito Federal (GDF), as administrações regionais
agora oferecem atendimento 24 horas por dia pelo~~ portal
de serviços do DF. O projeto, que é um dos compromissos assumidos
por Ibaneis Rocha em 2018, foi lançado nesta terça-feira (5) em cerimônia no
Palácio do Buriti.
Mais
de 30 serviços passam a ser disponibilizados pela população a qualquer hora do
dia. Desde pintura de faixa de pedestre à instalação de paradas de ônibus ou de
Pontos de Encontro Comunitários (PECs), até ações para combate à dengue e a
manutenção de estradas.
Futuramente,
também será possível solicitar licenciamento para quiosques e trailers,
autorização para ambulantes, cópia de plantas de edificações existentes e
desarquivamento de processos. O GDF pretende incluir todos os serviços de
interesse da população prestados pelas administrações no portal e, neste
primeiro momento, trabalha para aprimorar o atendimento.
“Mesmo com o trabalho
das administrações regionais não dá para ver tudo. A gente tem que dar
facilidade para as pessoas, inclusive para reclamar. Dentro do nosso governo
fizemos isso em todas as áreas, é o espírito de acolhimento às famílias” –
Governador Ibaneis Rocha
Para
o governador Ibaneis Rocha, o programa aproxima o governo da população para que
ela possa indicar o que precisa ser feito, corrigido e elogiado nas cidades em
qualquer dia, horário e local.
“Mesmo
com o trabalho das administrações regionais não dá para ver tudo. A gente tem
que dar facilidade para as pessoas, inclusive para reclamar. Você tem que dar
espaço para a reclamação e buscar a solução. Esse é um programa de coragem,
porque você tem acesso à reclamação. A pessoa vai poder indicar onde está o
buraco, sair da quadra de esportes e mostrar onde precisa arrumar. Dentro do
nosso governo fizemos isso em todas as áreas, é o espírito de acolhimento às
famílias”, afirma o chefe do Executivo.
É
importante ressaltar que o atendimento presencial será mantido nas
administrações regionais, em horário normal do expediente, e as solicitações
também poderão ser feitas pelo telefone 162. “É um programa que sonhei muito e
encarreguei os melhores secretários que eu tenho para tocá-lo. Um programa
feito de forma bastante transversal e ouvindo também os principais problemas da
comunidade”, acrescenta Ibaneis Rocha.
Titular
da Secretaria de Governo, que é a coordenadora do programa, José Humberto Pires
de Araújo destaca que a gestão tem se preocupado em modernizar seus serviços.
“É
um avanço da administração pública para que o cidadão tenha acesso aos
serviços. Com a modernidade e tecnologia que temos hoje é um atraso não ter um
canal em que as pessoas possam acessar os serviços na hora que desejam e
precisam. O nosso governo está conectado com a modernidade, trazendo ao cidadão
essa oportunidade de falar diretamente com o governo por meio desse canal”,
explica.
Para o secretário de
Governo, José Humberto Pires de Araújo, o projeto é um avanço da administração
pública para que o cidadão tenha acesso aos serviços
“Esse é mais um projeto que une
esforços de várias pastas para melhorar ainda mais os serviços prestados à
população do DF”, destaca o secretário de Economia, Itamar Feitosa.
Além da comodidade de um serviço
online, o Administração Regional Digital 24 Horas também permite que as
solicitações sejam recebidas e tratadas pelo sistema de Ouvidoria do GDF. Logo,
terão que ser respondidas dentro dos prazos legais previstos de até 20 dias
corridos, conforme explica os gestores da Controladoria-Geral.
“O papel da CGDF é dar suporte aos
órgãos para desempenharem o melhor trabalho possível. Hoje, a solicitação de
serviços no DF alcança o segundo maior tipo de manifestações na Ouvidoria”,
afirma o controlador-geral do DF, Paulo Martins.
A ouvidora-geral substituta do DF,
Maria Fernanda Cortes de Oliveira, reforça que as demandas poderão ser
concentradas em um único canal. “Ao invés de entrar por protocolo, carta para o
gabinete do administrador, vamos centralizá-las nesse canal e trabalhar de
forma digital. Todas elas vão estar registradas no sistema da Ouvidoria, que
tem estrutura para monitorar as demandas e respondê-las em até 20 dias”,
explica.
“Com esse serviço 24h a população
vai ser mais bem atendida, estaremos mais próximos da população, uma vez que
temos um horário de funcionamento e passaremos a atender com alguns serviços
24h por dia”, pontua a administradora do Riacho Fundo, Ana Lúcia Melo.
Passo a passo: Para
acessar o serviço basta entrar~~~ neste link e
clicar no ícone “Administração Regional Digital 24h”. Em seguida, escolha a
opção “Cidadão”. Por fim, escolha um dos serviços digitais disponíveis em
“Administração Regional Digital 24h” e faça o seu registro.
Galeria de Fotos: https://bit.ly/3r6XRGh