test banner

HCB avalia fazer cirurgias cardíacas

HCB avalia fazer cirurgias cardíacas. Realização de procedimentos pediátricos de baixa e média complexidade no Hospital da Criança de Brasília José Alencar era estudada antes da pandemia da covid-19. Agora, unidade volta a analisar a ideia.


Em visita ao Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), o secretário de Saúde do DF, general Manoel Pafiadache, propôs que cirurgias cardíacas pediátricas de baixa e média complexidade sejam realizadas na unidade. De acordo com a Superintendência Executiva do HCB, a ideia vinha sendo discutida antes da pandemia da covid-19, e há um plano de trabalho — que, agora, deve ser revisado. A ida do gestor da Saúde do Distrito Federal ao hospital foi acompanhada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.


A avaliação é de que o HCB tem capacidade técnica e profissional para oferecer os procedimentos. A unidade tem 29 mil m² de área construída e conta com 30 consultórios médicos. Há 202 leitos de internação, dos quais 30 são de unidade de terapia intensiva (UTI) pediátrica e 18 de cuidados intermediários. O hospital tem centro cirúrgico com cinco salas de médio e grande porte, além de área dedicada ao ensino e à pesquisa, que oferece 12 programas de residência médica. A unidade não tem emergência. Os pacientes são atendidos por meio de marcação de consultas.


A realização das cirurgias cardíacas em crianças e adolescentes permitiria agilizar a fila de espera por atendimentos do tipo. O hospital tem o serviço de UTI bem estruturado. Atualmente, pacientes que precisam de intervenção cardíaca de alta, média ou baixa complexidade são encaminhados ao Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF). O Hospital da Criança participa do fluxo desses atendimentos por meio da disponibilização de leitos de UTI.


O HCB oferece, hoje, atendimento em mais de 20 especialidades pediátricas — alergia, endocrinologia, gastroenterologia, hepatologia, genética clínica, reumatologia e psiquiatria. O hospital também realiza procedimentos como hemodiálise, diálise peritoneal, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, odontologia, exames laboratoriais e de imagem, entre outros serviços. 


HCB em fevereiro: 705 ~ internações em UTI ~37,4 mil atendimentos ambulatoriais ~ 6,2 mil consultas ~382 cirurgias ~41,3 mil exames laboratoriais.



Fonte: HCB  - Ana Isabel Mansur – Correio Braziliense


 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem