A
Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio) considera o aumento de
4,7% nas vendas do comércio, no mês de fevereiro deste ano em relação ao mês
anterior, o início da superação da crise gerada pela pandemia de covid-19. Os
números estão na Pesquisa Mensal do Comércio, do Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE). O desempenho do Distrito Federal foi o quinto
melhor do país. O secretário de Economia, Itamar Feitosa, acredita que o
resultado positivo se deve ao apoio do Governo do Distrito Federal (GDF) aos
setores mais afetados pela pandemia.
“São resultados positivos obtidos também graças às medidas propostas nos programas Pró-Economia I e II, lançados pelo GDF para auxiliar categorias mais afetadas pela pandemia e reaquecer a economia da capital”, avaliou o secretário.
O secretário Thales Mendes afirma que a qualificação profissional tem sido fundamental na retomada do consumo. “Este é um dos principais desafios para esse período. Após os resultados dos programas de geração de emprego e renda que foram implantados e fizeram reaquecer a economia local, os empregadores iniciaram um novo período, o de contratação. Mas querem contratar aqueles que têm um mínimo de qualificação profissional”, detalhou.
O titular do Trabalho disse ainda que o grande desafio, agora, é preparar as pessoas para enfrentar esse mercado de trabalho de forma mais capacitada. “Hoje temos o RenovaDF, que, além de gerar emprego e renda e recuperar equipamentos públicos, tem como principal função a capacitação profissional”, explicou.
A queda nas compras até dezembro de 2021 vinha se mantendo mês a mês em 5% negativos. Em janeiro, houve uma recuperação de 1,4%, quando o índice passou a 3,6% negativos. Para o presidente da Fecomércio, José Aparecido Freire, o que existe por parte do comércio é um “otimismo controlado”.
De acordo com dados da Secretaria de Economia, na comparação entre fevereiro de 2021 e de 2022, houve aumento na arrecadação de ICMS, ISS, Imposto de Renda e IPVA.
Vendedora de uma loja de lingeries importadas, Catiana Almeida está com uma expectativa positiva para as vendas para o Dia das Mães
Flávia Sousa, que trabalha em uma loja de perfumes, percebeu aumento nas
vendas entre janeiro e fevereiro