test banner

Conheça o Zoo e o Jardim Botânico sem sair de casa

Conheça o Zoo e o Jardim Botânico sem sair de casa. Na Semana do Meio Ambiente, estas duas unidades de conservação de Brasília ganharam uma série de produções multimídia, incluindo visita 360º ao zoológico


O Jardim Botânico e o Zoológico de Brasília lançaram uma série de vídeos inspirados na flora e na fauna presentes nessas duas unidades de conservação (UCs) para marcar a Semana do Meio Ambiente. Os trabalhos mostram a importância das UCs para a conservação das espécies e da biodiversidade no cerrado, além da contribuição para a qualidade do clima e da água no Distrito Federal.


“Ações como essa buscam sensibilizar a população sobre a importância das áreas verdes urbanas, além de mobilizar a sociedade no processo de construção e implementação das políticas ambientais” (Sarney Filho, secretário do Meio Ambiente do DF)

A iniciativa contou com a produção da Secretaria do Meio Ambiente do DF, por meio do Projeto CITinova, que promove cidades sustentáveis no Brasil, com investimentos em tecnologias inovadoras e planejamento urbano integrado.


“Ações como essa buscam sensibilizar a população sobre a importância das áreas verdes urbanas, além de mobilizar a sociedade no processo de construção e implementação das políticas ambientais”, afirma o secretário do Meio Ambiente do DF, Sarney Filho.

Os vídeos abordam o trabalho com fins conservacionistas do Zoo. “Essa ferramenta vai permitir que o público entenda um pouco mais sobre as ações do Zoo de educação ambiental e pesquisas, e como elas contribuem para a conservação de animais da fauna silvestre ameaçados de extinção”, diz a diretora-presidente do Zoológico de Brasília, Eleutéria Pacheco.

O elefante Chocolate, com 30 anos completados em abril, é uma das atrações do Zoo e um dos astros dos vídeos produzidos por ocasião da Semana do Meio Ambiente 

Tour virtual: O Zoológico também ganhou um~~~~ clique tour virtual 360° pelos seus espaços de cuidado e visitação aos animais, para que o público possa conhecer mais sobre o trabalho dessa fundação que nasceu antes mesmo da inauguração da capital federal, em 1957.


No mapa, os visitantes podem escolher os espaços destinados a cada animal, como lobo-guará, flamingos, macacos, águias, lontras, ariranhas, ursos, elefantes, jacarés, girafas, rinocerontes, borboletas e hipopótamos.

Assista aqui aos ~~~~  vídeos sobre o Zoo.

Com 5 mil hectares, o Jardim Botânico de Brasília mantém coleções de plantas, desenvolve ações de educação ambiental e conta com 26 nascentes de água 


Jardim Botânico: Com 5 mil hectares, dos quais 4,5 mil hectares de área protegida na estação ecológica, o Jardim Botânico de Brasília (JBB) mantém coleções de plantas e desenvolve pesquisas e ações de educação ambiental. As 26 nascentes de água que brotam ali abastecem uma parte da população da cidade.

“É a vegetação conservada que torna isso possível”, diz o vídeo de cinco minutos, que também mostra o trabalho no herbário e no orquidário, além de paisagens, fauna e flora locais.

Para a diretora executiva do JBB, Aline De Pieri, manter o status desta UC em condições ideais de conservação e preservação reflete o compromisso e a dedicação de toda a equipe. “Estamos comprometidos em garantir a qualidade de vida e os melhores indicadores ambientais a Brasília e ao Distrito Federal”, diz.

Confira aqui os ~~~~ vídeos sobre o JBB.


CITinova: “O CITinova colabora com o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e está alinhado com a Agenda 2030, pactuada pelo Brasil e outros 192 países que integram a Organização das Nações Unidas (ONU)”, afirma a coordenadora executiva do CITinova no DF, Nazaré Soares.

O projeto colabora especificamente com o ODS 11, para tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.

É um projeto multilateral realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Os recursos são do Global Environment Facility (GEF), com implementação a cargo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). A execução no DF é pela Sema, em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).


Agência Brasília - Com informações da Secretaria do Meio Ambiente Governo do Distrito Federal


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem