Ao final da campanha Maio Amarelo,
o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran),
Thiago Gomes Nascimento, avalia que a principal característica da ação neste
ano foi a intensificação das atuações educativas, em virtude do final da
pandemia e do aumento da circulação de carros nas estradas do DF.
“Pensamos que, quando a
normalidade voltasse, os acidentes poderiam aumentar”, disse o gestor, em
entrevista à Agência Brasília. “Precisávamos mostrar à população que ela
participa do trânsito, por isso aumentamos o número de campanhas, assim como a
fiscalização, mas sempre com foco na educação e na redução de acidentes.”
O Maio Amarelo deste ano comemorou os 25 anos de existência da faixa de pedestre no DF, buscando intensificar a importância do equipamento. Além dessa campanha, o brasiliense tem sido beneficiado com campanhas educativas anuais. Somente nos dois últimos anos, o valor gasto foi de cerca de 40 milhões. (~~~~ Vídeo)
Acompanhe, a seguir, os principais
trechos da entrevista. Qual foi o saldo desta nona edição da campanha Maio
Amarelo? Este ano, o Maio Amarelo teve um foco diferente,
relacionado à integração, tanto é que o lema de 2022 foi “Junto salvamos
vidas”. Isso mostra um pouco do que o nosso marco constitucional traz, da
participação da população. Foram mais de 500 ações em todas as regiões
administrativas, com uma média de 17 ações por dia. As ações foram direcionadas
a ciclistas, pedestres e motociclistas. A Secretaria de Segurança Pública foi
uma grande parceira. O Maio Amarelo foi muito relevante para o Departamento de
Trânsito e para a população do DF, porque o Detran está indo para um novo
patamar, que é reviver as faixas de pedestres, que serão renovadas, tornando-se
mais eficientes.
“Nessas campanhas,
mesmo durante a pandemia, notamos uma redução do número de mortes e acidentes”
Qual a característica da campanha
deste ano? Durante os últimos dez anos, tivemos um aumento
muito grande no número de veículos emplacados. Hoje são 2 milhões de veículos
no DF, um número muito grande se comparado ao total da população. Nessas
campanhas, mesmo durante a pandemia, notamos uma redução do número de mortes e
acidentes. Por isso, neste ano, com o aumento da circulação dos veículos,
intensificamos as campanhas de prevenção e fiscalização.
Quais os temas mais trabalhados
durante a campanha? Trabalhamos ações
relacionadas a pedestres, ciclistas e motociclistas. No caso do pedestre, ele é
o elo mais fraco da corrente – mas no DF temos uma inversão da lógica, porque
aqui o pedestre tem força, devido à faixa. Reforçamos essa importância e também
fizemos campanhas para os motociclistas. Para isso firmamos parceria com o
iFood. Em 30 de maio, montamos aqui no departamento um circuito para os
motociclistas, contando inclusive com palestras educativas feitas pelos nossos
motociclistas. Eles aprenderam sobre a importância do uso do capacete, de estar
com a documentação em dia, entre outras coisas. Estamos programando outras
ações para motociclistas, em que oferecemos treinamento para esses
profissionais.
Como será a renovação das faixas
de pedestres? Elas vão ser modernizadas,
ganhando iluminação e acessibilidade. A primeira faixa iluminada já foi
inaugurada pelo governador Ibaneis Rocha. As faixas vão ganhar cara nova. Para
este ano, está prevista a iluminação em 800 faixas. Será uma iluminação
específica para elas, com lâmpadas de 125 watts, mais que a iluminação comum.
Vamos começar agora um projeto que não tem nome estabelecido, mas que poderá se
chamar Detran mais Obras e que, além de iluminar as faixas, disponibilizará
acessibilidade em todas elas. Nessa primeira fase, foi feito um investimento em
iluminação de R$ 6,6 milhões; com as obras de acessibilidade serão gastos mais
R$ 6 milhões.
“Costumo dizer que o
respeito às faixas de pedestres só é o que é porque o Detran faz campanhas
todos os anos”
O que podemos dizer que é o Detran
mais Obras? O Detran mais Obras é o restabelecimento da
acessibilidade das nossas faixas de pedestres no Distrito Federal. Muitas vezes
o Detran dependia de outros órgãos para fazer a acessibilidade, o calçamento.
Colocávamos as faixas, mas não podíamos fazer as outras intervenções. Agora
vamos realizar as intervenções completas, então as faixas vão ser iluminadas e
terão toda a acessibilidade. Para esse projeto, a previsão de gastos é de R$ 5
milhões.
Como o senhor analisa o
atropelamento de cinco crianças na faixa de pedestres, justamente no ano em que
essa sinalização completa 25 anos?Eu costumo dizer que
esse episódio não reflete a realidade dos condutores, porque aquela pessoa que
atropelou não estava habilitada a ser um condutor. Como ele não tinha
habilitação, não respeitou as faixas. A gente está tratando de uma pessoa que
não tinha o conhecimento necessário, não sabia a importância da faixa e a
responsabilidade de estar conduzindo e ainda estava sob o efeito de álcool.
Costumo dizer que o respeito às faixas de pedestres só é o que é porque o
Detran faz campanhas todos os anos. Entre 2021 e 2022 houve uma redução de
quase 30% nos acidentes nas faixas de pedestres. Durante os três primeiros anos
de governo, essas campanhas foram intensificadas, inclusive durante a pandemia.
No ano passado, intensificamos a verba para campanhas educativas sobre as
faixas, e o gasto foi de mais de R$ 20 milhões com esse tipo de publicidade.
Este ano, a verba destinada foi de mais de R$ 20 milhões.
Como foi o passeio ciclístico do
Detran neste ano? Este ano colocamos no nosso
calendário o projeto Detran nas RAs, que consiste em fazer passeios ciclísticos
mensais em cada região administrativa. O último foi no Gama. O próximo será no
Paranoá. Pela primeira vez, o evento contou com a participação de um grupo de
ciclistas chamado DV na Trilha, composto por 20 ciclistas com deficiência
visual.
“Nosso aplicativo, o
Detran DF, é o primeiro do país a contemplar a Carteira Nacional de
Habilitação”
E os semáforos com sonorização,
também serão atendidos nesse processo de modernização das faixas? A
nossa ideia é que, a partir deste ano e no máximo nos próximos dois anos,
consigamos trocar todos os equipamentos semafóricos do DF. Os novos vêm com
sonorização. Onde for necessária a sonorização, esta será colocada. O
investimento é de cerca de R$ 30 milhões.
Além das campanhas, quais as
novidades administrativas que o Detran tem a oferecer à população? O
Departamento de Trânsito passa por uma revolução tecnológica. Nosso aplicativo,
o Detran DF, é o primeiro do país a contemplar a Carteira Nacional de
Habilitação (CNH). Temos a transferência eletrônica inteligente. Quem vai
comprar ou vender um carro não precisa mais ir ao cartório, agendar a
transferência. É tudo automático, dentro do telefone celular do usuário. O
emplacamento é inteligente, a pessoa já sai da concessionária com carro
emplacado. Teremos um portal mais moderno, mais responsivo e amigável e, em
dois meses, contaremos com 40 serviços digitais. Daqui a pouco, terão fim as
filas e agendamentos. Hoje o Detran faz 4 milhões de atendimentos por ano, e as
reclamações não chegam a 2% [desse total] por ano.
O Detran ganhará uma nova agência? Em breve, abriremos uma nova agência no aeroporto. Vai ser uma agência-piloto e modelo. O aeroporto é caminho para as pessoas que vêm do Gama, Santa Maria e Entorno. Para fazer a agência lá, fizemos uma parceria com a Inframerica, que administra o aeroporto. Lá será possível, inclusive, fazer as provas necessárias para tirar habilitação. Com a parceria, conseguimos até abatimento no preço dos estacionamentos para quem for à agência do de Detran do aeroporto.