test banner

Aprovada anistia aos contadores anulando débitos da GFIP

Aprovada anistia aos contadores anulando débitos da GFIP

 

O Congresso aprovou nesta terça-feira (5/7), por acordo, a derrubada do veto do Presidente à aprovação da lei (4.157/2019) que concedeu anistia aos contadores e empresas de contabilidade, anulando os débitos por atraso na entrega da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP).

 

“A cobrança dessas multas estava sendo feita indevidamente. Esta decisão adotada hoje pelo Congresso beneficia milhares de contadores em todo o país”, afirmou o líder do PSDB, senador Izalci Lucas.

 

Ao vetar a lei da Anistia, integrantes do Poder Executivo argumentaram que elas provocaram uma perda de R$ 15 bilhões. Ao se posicionar, Izalci rejeitou a existência desta perda de arrecadação, pois estas multas sequer deveriam existir. 

 

O senador tem sustentado que as penalidades relacionadas às GFIP são resultado da transmissão em atraso de arquivos eletrônicos denominado Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (Sefip), que gera a Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP). 

 

Ocorre que estas guias eram relativas às competências de 01/2009 a 13/2013, e os atrasos ocorreram em função de problemas nos sistemas da Caixa Econômica Federal (CEF), existentes na época, não sendo responsabilidade das empresas ou dos profissionais da contabilidade.



Ascom Senador Izalci Lucas



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem