test banner

Aumenta adesão a bicicletas compartilhadas em Brasília

Aumenta adesão a bicicletas compartilhadas em Brasília. Pesquisa aponta que ajudam no transporte público

Tembici, Clique>> ( https://www.tembici.com.br/pt/ ) líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, apresentou ao mercado um levantamento sobre o panorama geral sobre o uso de bikes compartilhadas em cidades da América do Sul. Entrevistou 5,7 mil pessoas. Brasília foi um das regiões analisadas, onde há 53 estações e mais de 300 bicicletas. Foi registrado aumento de 102% nas viagens entre os meses de março a maio de 2022, quando comparado aos primeiros meses de funcionamento do sistema (dezembro de 2021 a fevereiro de 2022) e, aumento de 70% no número de novos usuários.


A intermodalidade com transporte público foi um dos destaques em Brasília, uma vez que 69% das pessoas que fazem seus trajetos com mais de um tipo de veículo/meio  usam a bicicleta como complemento de suas viagens.

Meio ambiente: Elas também são fundamentais para o meio ambiente. Cerca de 60% dos entrevistado do Bike BSB afirmaram que fariam os deslocamentos em modos motorizados se não utilizassem a bicicleta.

A emissão de cerca de 90 toneladas de dióxido de carbono foram potencialmente evitadas só em 2021 com a utilização das bicicletas compartilhadas na capital federal.

Lazer tem menor percentual: O estudo também aponta que mais de 80% utilizam o sistema para deslocamentos do dia a dia e, um pouco mais de 14% para lazer.

“Esse levantamento mostra que as bicicletas já cumprem um papel essencial para a mobilidade urbana como um meio de transporte sustentável e eficaz”, ressalta Mateus Lago, diretor de negócios da Tembici.

Os planos de adesão ao serviço , por meio do aplicativo da empresa, variam de R$ 3,50 ( avulso ) a R$ 180 (anual). Atualmente as bikes estão concentradas no Plano Piloto, mas há um plano de expansão para levar o projeto até outras regiões do Distrito Federal.


Samanta Sallum – Coluna Capital S/A – Correio Braziliense


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem