A chegada do 5G — sinal de telefonia móvel que vai propiciar mais
velocidade, estabilidade e múltiplas conexões simultâneas — é crucial para a
transição da indústria 4.0, que engloba um vasto sistema de tecnologias
avançadas como Inteligência Artificial, Robótica, Internet das coisas e
Computação em Nuvem. Todas estas tecnologias, impulsionadas pela 5G, vão
contribuir de forma positiva com a forma como interagimos e fazemos negócios.
"Prevejo um momento exponencial de automação, eficiência e customização
de produtos e a alta velocidade de conexão 5G, sintonizada à uma baixa latência
e a possibilidade de inúmeras integrações, fará com que o controle sistêmico
das coisas seja facilitado, otimizando as tecnologias digitais", afirma
Ezequiel Giovanella, head de produtos da FortBrasil, administrador de cartões
de crédito especialista em plásticos private label.
Para Giovanella, o 5G é mais uma das tecnologias mais promissoras que
contribuirá para a evolução do phygital, unindo os ambientes físicos e digitais
com mais segurança, velocidade e estabilidade, favorecendo a omnicanalidade. O
maior benefício será a melhoria da conectividade e velocidade da troca de
informações e transferências de dados, simplificando etapas burocráticas da
jornada de compra e pagamento, como reduzindo tempo de carregamento de páginas
“pesadas”, checkouts que se encerram quando a conexão “cai”, entre outras
situações. Conforme ele relata, o abandono de carrinhos de compra tende a
diminuir porque a capilaridade de rede aumenta em abrangência e qualidade.
O head de produtos da FortBrasil disse que para o varejo B2B e B2C, a
nova rede deve proporcionar uma compra ainda mais completa e rápida; o
consumidor terá uma experiência ainda mais eficiente. "O 5G será
importantíssimo fomentar projetos de Inteligência Artificial (IA) e Internet
das Coisas (IOT), que podem dar origem a novas oportunidades e, principalmente,
possibilitar que o varejo se beneficie de tecnologias mais modernas”, acredita.
Giovanella complementa que a 5G permitirá mais qualidade na prestação dos
serviços, como realidade virtual, live commerce, live marketing e o tão
esperado metaverso.
Mas ele ressalta que há um outro lado: novas tecnologias têm um preço e
o acesso do consumidor a esta tecnologia ainda enfrentará o desafio de
democratização. “Esta tecnologia, que já está discretamente disponível, não é
de baixo custo nem de fácil aquisição comercial”, elucida o executivo. “Penso
que este é o momento de testar e manter-se atento às novidades para identificar
os caminhos que conversam com cada negócio e público, visando sempre
experiência e resultados”, diz o especialista.
Giovanella finaliza revelando que todas as soluções de produtos da
FortBrasil já estão sendo pensadas e desenvolvidas levando em consideração a
chegada do 5G. Ele destaca o pagamento via contactless, que são aqueles em que
o cartão, smartphone ou smartwatch são aproximados da maquininha para aprovar a
transação de compra. “Nosso objetivo é proporcionar aos clientes uma
experiência cada vez mais digital. Como pontapé inicial, lançamos em junho para
nossos parceiros lojistas do Credfácil um novo portal - um ambiente de
autoatendimento e gestão do negócio do lojista, já preparado para rodar no 5G,
com mais velocidade de conexão, digital, mais potente e com menos riscos de
instabilidade”, conclui Giovanella.
Por conta dos desafios regulatórios e tecnológicos, Giovanella ressalta
que ainda não se sabe o prazo exato para que a tecnologia 5G esteja disseminada
em todo o país. Mas, segundo a Anatel, a promessa é de que no 2º semestre
inicie-se uma grande expansão.