test banner

Ibaneis cresce 10 pontos e tem 39,9%. Leila está atrás, com 9%, diz pesquisa Metrópoles/Ideia

Ibaneis cresce 10 pontos e tem 39,9%. Leila está atrás, com 9%, diz pesquisa Metrópoles/Ideia. O governador Ibaneis Rocha tem 39,9% das intenções de voto na pesquisa estimulada e 30% na espontânea

O governador do Distrito Federal e candidato à reeleição, Ibaneis Rocha (MDB), cresceu 10 pontos percentuais nas intenções de voto, alcançou 39,9% e segue líder da disputa pelo Governo do DF, de acordo com a pesquisa Metrópoles/Ideia divulgada nesta quinta-feira (18/8).


No levantamento anterior, realizado em julho deste ano, Ibaneis tinha 29,1% das intenções de voto. O ex-governador José Roberto Arruda (PL) somava 22,2%, mas ele optou por não se candidatar ao GDF e disputa uma vaga de deputado federal.


Na pesquisa atual, de agosto, a senadora Leila do Vôlei (PDT) está em segundo lugar, com 9% da preferência do eleitorado. Logo atrás, aparece o empresário Paulo Octávio (PSD), indicado como candidato de 7,2% dos eleitores. O senador Izalci Lucas (PSDB) tem 6,2% das intenções de voto.

O ex-secretário de Educação Rafael Parente (PSB) foi escolhido por 4,5% do eleitorado, seguido do deputado distrital Leandro Grass (PV), com 4% das indicações. A assistente social Keka Bagno (PSol) tem 1,5% das intenções de voto.

Lucas Salles (DC) possui 0,5% e Robson da Silva (PSTU) é o candidato de 0,3% dos eleitores.

Em contrapartida, 20,1% dos entrevistados afirmaram que não sabem em quem vão votar para governador ou governadora do DF. O percentual de quem opta por branco ou nulo é de 6,8%.

Os candidatos Renan Arruda (PCO), Teodoro da Cruz Téo (PCB) e Coronel Moreno (PTB) não constam na pesquisa porque confirmaram candidatura após o início do levantamento, feito entre os dias 13 e 18 de agosto.

Espontânea: Ibaneis também é líder das intenções de voto no cenário espontâneo, no qual os eleitores não são apresentados previamente à lista de candidatos. O governador foi escolhido por 30% do eleitorado.

Izalci Lucas tem 3,1% e Leila, 2,9%. Rafael Parente foi indicado por 2,7% dos eleitores e Paulo Octávio aparece na pesquisa espontânea com 1,5% das intenções de voto. Leandro Grass e Keka Bagno pontuaram com menos de 1%.

O senador José Antônio Reguffe, que chegou a anunciar a candidatura mas deixou a disputa, aparece no levantamento espontâneo, já que, neste cenário, os eleitores podem indicar quaisquer nomes. O ex-governador José Roberto Arruda (PL), candidato a deputado federal, e Winston Lima – que deixou a disputa pelo GDF – também pontuaram.

Rejeição: A pesquisa Metrópoles/Ideia também aferiu a rejeição dos candidatos a governador. Ibaneis, líder das intenções de voto, tem 27,2%. Leila soma 14%, Keka Bagno tem 12,1% e 11,9% não votariam em Parente. O índice de rejeição de Paulo Octávio é de 11%.

Pesquisa: A pesquisa Metrópoles/Ideia, contratada pelo Metrópoles e realizada pelo Instituto Ideia, ouviu 1.200 pessoas com 16 anos ou mais, entre a última sexta-feira (13/8) e esta quinta-feira (18/8).

A metodologia utilizada é a de pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado, através de inquérito telefônico, junto a uma parcela representativa do eleitorado do DF.

A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

A pesquisa foi registrada no Superior Tribunal Eleitoral (TSE) sob o número DF-05504/2022.


Isadora Teixeira - Metrópoles


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem