test banner

Reco do Bandolim e Grupo Choro Livre no Brazilian Day do Japão

Terra do choro nascente


Hoje e amanhã, a cidade de Hamamatsu, no Japão, recebe o evento Brazilian Day em celebração à cultura brasileira. Entre as atrações musicais, Reco do Bandolim e o grupo Choro Livre, residentes em Brasília e conhecidos pelo trabalho no Clube do Choro, estão confirmados para uma apresentação de forma remota.


Situada 260Km a leste de Tóquio, Hamamatsu é conhecida como reduto do Brasil no Japão. Entre os 800 mil habitantes, aproximadamente 10 mil são brasileiros. As grandes fábricas locais tornam a mão de obra industrial um atrativo para os trabalhadores de outros países. A forte presença tupiniquim tem um impacto na forma como a sociedade local se organiza. Placas em português podem ser vistas no trânsito. Escolas e mercados dedicados ao público brasileiro também não são incomuns.

 

Não há, porém, a hipótese de ganhar o status de reduto brasileiro sem que haja festas no estilo que só os nascidos no mais famoso país tropical do mundo sabem fazer. Assim, o Brazilian Day pretende entregar, ao longo de dois dias, o melhor da cultura brasileira aos expatriados que sentem saudade da terra natal e aos locais que desejam saber mais sobre o Brasil. Para tal, o evento conta, entre destaques, com o show de Toni Garrido e uma apresentação remota de Reco do Bandolim em parceria com o grupo Choro Livre.


Quando Aldemo Garcia assumiu a posição de cônsul-geral do Brasil em Hamamatsu, ele não se ateve somente às questões burocráticas designadas a um consulado. Diferentemente disso, o brasiliense se propôs a promover eventos culturais que reunissem os brasileiros e dessem um maior senso de unidade. Com isso, shows, mostras fotográficas e até olimpíadas infantis se acumulam no currículo do embaixador. A cereja do bolo em uma série de ações culturais será o Brazilian Day


Ao longo de dois dias, o projeto terá 35 atrações divididas em 16 horas de evento. Na escolha das apresentações, Aldemo decidiu fazer um aceno à terra natal com o convite ao musicista Reco do Bandolim. “É como se fosse uma participação de Brasília no Brazilian Day. É uma homenagem à minha cidade”, afirma Aldemo ao Correio.


Diante da dificuldade logística de deslocar-se ao Japão, Reco do Bandolim se reuniu com o grupo Choro Livre para gravar uma apresentação especial para o evento composta por quatro músicas. “É um momento interessantíssimo para a nossa música brasileira”, comenta Reco. Entre as músicas pré-gravadas, Reco dialoga com o público de Hamamatsu para criar um legítimo clima de show ao vivo. (Vídeo ~~~) 

“Os japoneses adoram música brasileira, adoram bossa nova e estão gostando imensamente do choro. É um mercado que nos interessa bastante”, completa. A apresentação deste ano, em modo remoto, deixará um gosto de quero mais que será sanado no ano que vem: “Provavelmente, no ano que vem nós estaremos lá ao vivo. Vai ter mais tempo para preparar tudo”.


Pedro Almeida – Foto:  Rayan de Souza – Correio Braziliense


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem