test banner

À QUEIMA-ROUPA: Cláudia Alcantara, nova presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil do DF (Sindepo)

“Penso, como acho que a maioria dos delegados pensa também, que não é o momento de fazermos uma lista tríplice, a não ser que o governador entenda que deseja fazer uma alteração de gestão na Polícia Civil”


Qual é o seu principal objetivo na presidência do Sindepo? Desde o princípio, foi a união de todos os delegados de Polícia, da ativa e aposentados. Acredito que hoje estamos dando início a esse primeiro objetivo porque nós tivemos uma única chapa e uma votação expressiva. Isso é muito importante porque mostra a nossa representatividade. Além da união, é preciso buscar a valorização do cargo de delegado.


Policiais civis reclamam de defasagem salarial. Acredita que o compromisso do governador Ibaneis Rocha com a paridade agora será cumprido? Acreditamos que o compromisso do governador será cumprido. Nós já estamos há 12 anos sem aumento salarial e temos realmente uma defasagem muito grande, mas nós acreditamos piamente no governador Ibaneis Rocha e que ele, de fato, conseguirá a paridade com a Polícia Federal. Neste ano, estivemos com o governador e ele assinou um documento dizendo que vai trabalhar pela paridade.


Além da paridade, como melhorar as condições de trabalho dos delegados? Tão logo sejamos empossamos, nós vamos fazer uma reunião com todos os delegados para que nos digam o que é preciso melhorar nas condições de trabalho. Essas questões serão pauta do Sindepo.


Acredita que a classe está satisfeita com a reeleição de Ibaneis? Foi visível que a grande maioria votou no governador Ibaneis. Ao longo do primeiro mandato, ele atuou muito próximo da Polícia Civil. Foi a nossa opção porque acreditamos em todas as promessas que ele nos fez. Aliás, hoje na eleição do Sindepo, uma das questões discutidas foi o pagamento de pecúnia para alguns delegados aposentados (que não receberam). Essa é uma questão que vamos tratar com o governador e acreditamos que também será resolvida. E uma outra questão que a Polícia Civil vem enfrentando ao longo dos anos é saber a quem a Polícia Civil, quando for tratar de assuntos salariais, deve se dirigir: ao governador ou ao governo federal? Então, também vamos trabalhar para saber com quem a Polícia Civil deve tratar. Nós acreditamos que o governador, sendo o grande jurista que é, fará os encaminhamentos de forma a resolver definitivamente essa questão.


E com a eleição de Lula, a Polícia Civil está sarisfeita? Hoje é fato que o país está totalmente polarizado. Mas nós não vamos entrar nessa questão porque hoje Lula é o presidente eleito e nós vamos trabalhar com o presidente eleito. Tão logo possamos, vamos agendar uma reunião com o presidente Lula e levaremos a ele e ao governador Ibaneis todas as nossas questões.


O Sindepo vai fazer a votação de uma lista tríplice para o cargo de delegado-geral do próximo mandato de Ibaneis? O Dr. Robson que hoje é o nosso diretor-geral, ou seja, delegado-geral foi eleito em lista tríplice na gestão do governador Ibaneis. Ele foi o primeiro da nossa lista e foi escolhido pelo governador. Assim, eu penso, como acho que a maioria dos delegados pensa também, que não é o momento de fazermos uma lista tríplice, a não ser que o governador entenda que deseja fazer uma alteração de gestão na Polícia Civil. Se o governador decidir manter o Dr. Robson, isso será aceito por toda a categoria. Se ele quiser fazer uma mudança, gostaríamos de ser comunicados para fazer uma lista tríplice e ele possa nomear de acordo com os escolhidos.


Ana Maria Campos – Correio Braziliense




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem