test banner

Conheça os 33 administradores regionais que vão compor o governo

Conheça os 33 administradores regionais que vão compor o governo. Responsáveis pela articulação e execução de serviços públicos nas cidades, os novos gestores serão nomeados no domingo (1º)


A partir de 1º de janeiro de 2023, o Governo do Distrito Federal contará com uma nova composição de administradores. Das 33 administrações regionais, 18 manterão os mesmos gestores e 15 serão comandadas por novos nomes.


Os administradores representam o Governo do Distrito Federal no âmbito das regiões. Cabe aos gestores das cidades a articulação com a população, a atuação perante a comunidade, além da execução de serviços públicos nas localidades.


Por enquanto, os administradores das duas novas regiões, Arapoanga e Água Quente, ainda não foram designados.


Administração Regional do Plano Piloto – Ilka Teodoro: Nascida e criada em Brasília, é advogada e cursa mestrado em Direitos Humanos. Presidiu a Comissão de Seleção e a Comissão da Mulher Advogada da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil. Está à frente da administração desde janeiro de 2019.


Administração Regional do Gama – Joseane AraújoNascida em Picos, no Piauí, se mudou para o Gama em 1997, onde reside até hoje na Ponte Alta Norte. É bacharel em Direito. Exerceu cargos em várias secretarias e administrações do DF. Está como administradora do Gama desde maio de 2020.


Administração Regional de Taguatinga – Renato Andrade dos Santos : Nasceu em Patos de Minas, mas cresceu em Taguatinga. É pastor e advogado. Já foi administrador do Riacho Fundo II e de Taguatinga, onde atuou entre setembro de 2020 e abril de 2022. Também chefiou as secretarias da Região Metropolitana, de Trabalho e de Assuntos Parlamentares.


Administração Regional de Brazlândia – Marcelo Gonçalves da CunhaAssumiu o cargo de administrador regional em março de 2022. É empresário e tem formação em contabilidade. É nascido e criado em Brazlândia, onde vive há mais de 40 anos.


Administração Regional de Sobradinho – Gutemberg Tosatte GomesÉ auditor fiscal de obras e servidor de carreira da DF Legal. Foi secretário de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal) entre dezembro de 2019 e julho de 2020.


Administração Regional de Sobradinho II – Diego Rodrigues Rafael MatosMorou na Fercal por 25 anos. É formado em História e Pedagogia. Foi professor temporário na Secretaria de Saúde e assessor parlamentar na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Também atuou como professor em cursinhos.


Administração Regional de Planaltina – Wesley Fonseca FragaFormado em Educação Física, é especialista em assistência social. Foi eleito conselheiro tutelar em Planaltina. Também coordenou a encenação da via-sacra no Morro da Capelinha.


Administração Regional do Paranoá – Wellington Cardoso de SantanaÉ bacharel em Direito. Atuou na Polícia Militar e na Polícia Civil. Foi coordenador de Semiliberdade da Secretaria da Criança. Na Administração Regional de Sobradinho, já foi ouvidor e chefe de Gabinete.


Administração Regional do Núcleo Bandeirante – Cláudio Márcio de OliveiraNasceu e sempre morou no Núcleo Bandeirante. Tem graduação em Direito e pós-graduação em Direito do Trabalho. É filho do pioneiro e ex-administrador Lino Neto. Foi nomeado administrador da região administrativa em abril de 2022.


Administração Regional de Ceilândia – Dilson Resende de AlmeidaFormado em Zootecnia, foi presidente da Emater. Foi secretário de Agricultura de 2019 a 2020. Em 2021, assumiu o cargo de Chefe da Unidade de Coordenação Regional da Área Oeste, da Secretaria Executiva das Cidades. Foi nomeado administrador de Ceilândia em dezembro de 2022.


Administração Regional do Guará – Artur NogueiraÉ formado em Gestão Pública e pós-graduado em Gestão Política e Ciências Políticas. Foi administrador regional do Paranoá e do Riacho Fundo. Também foi chefe de gabinete na Câmara Legislativa do DF e assessor de Relações Institucionais na Câmara dos Deputados.


Administração Regional do Cruzeiro – Gustavo de Almeida AiresTem formação em Direito e pós-graduação em Planejamento e Orçamento Público. Foi secretário Executivo das Cidades. Esteve à frente da Administração Regional de Samambaia de janeiro de 2020 a março de 2022.


Administração Regional de Samambaia – Marcos Leite de AraújoNascido em Coremas (PB), é morador de Brasília há 45 anos. Policial militar aposentado, trabalhou no Gabinete Institucional da Presidência da República e na Secretaria de Segurança Pública. Foi administrador da Estrutural em outro governo.


Administração Regional de Santa Maria – Marileide Alves da Silva RomãoNatural de Santa Rita de Cássia (BA), veio para Brasília ainda jovem para morar em Santa Maria. É graduada em Serviço Social, cursa Psicologia e faz pós em Gestão Pública. Atuou na administração regional como secretária em 1993. Foi nomeada administradora em abril de 2020.


Administração Regional de São Sebastião – Roberto Medeiros SantosNatural de São João do Sabugi (RN), é formado em Ciências Contábeis. Foi servidor público exercendo cargos de chefe de Contabilidade e Orçamento e diretor Administrativo e Financeiro. É morador de São Sebastião desde 1992.


Administração Regional do Recanto das Emas – Carlos Dalvan Soares de OliveiraNatural de Brasília, é empreendedor do segmento de restaurantes e ativista social. Foi administrador do Recanto das Emas entre 2019 e 2022. Foi candidato ao cargo de deputado distrital nas eleições de 2022.


Administração Regional do Lago Sul – Rubens Santoro NetoNascido em Manaus, mudou-se para Brasília em 1972 e há 40 anos é morador do Lago Sul. É formado em Direito. Integrou a Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF). É administrador da região desde janeiro de 2019.


Administração Regional do Riacho Fundo – Fernando Siqueira GuimarãesMais conhecido como Major Siqueira, é oficial da Polícia Militar do DF. É bacharel em Direito e em Segurança Pública pela PM. Tem pós-graduação em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública. Esteve à frente do comando do 4º e 25º Batalhões da corporação.


Administração Regional do Riacho Fundo II – Ana Maria da SilvaCearense, mora no Riacho Fundo II desde 1997. É formada em Pedagogia e pós-graduada em Gestão Pública. Foi eleita três vezes conselheira tutelar no Riacho Fundo II. Exerce o cargo de administradora da cidade desde 2019.


Administração Regional do Lago Norte – Marcelo Ferreira da SilvaNasceu em Taguatinga, mas mora desde que se casou no Lago Norte, no bairro Taquari. Reassumiu em dezembro de 2022 a administração regional, onde estava desde 2019 e deixou a função para se candidatar ao cargo de deputado distrital.


Administração Regional de Águas Claras – Mário Henrique Furtado Rocha de SousaÉ tenente-coronel do Corpo de Bombeiros. É formado em Engenharia Civil e Engenharia de Segurança e Pânico e pós-graduado em Gestão Pública. Esteve nos últimos dois anos como subsecretário de Infraestrutura da Secretaria de Saúde.


Administração Regional da Candangolândia – Pablo de Sousa Valente Lima : Foi diretor de Cultura, Esporte e Lazer da administração, até assumir o comando em janeiro de 2022. Foi coordenador do Programa ID Jovem no Brasil, parceria entre a Unesco e a Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República.


Administração Regional do Sudoeste/Octogonal – Alcidino Vieira JúniorÉ servidor público do Distrito Federal, pós-graduado e mestrando em Direito Constitucional. Também é professor de Direito Constitucional. Exerce o cargo de administrador desde abril de 2022.


Administração Regional do Varjão – Daniel Damasceno CrepaldiNascido em São Paulo, está há mais duas décadas em Brasília. É sociólogo e professor. Já foi subsecretário de Educação Básica na Secretaria de Educação e administrador do Sudoeste. Desde 2020, ocupa o cargo máximo na administração do Varjão.


Administração Regional do Park Way – Deusdete Soares BenevidesNatural de Brasília, atua como empresário. Já foi candidato a deputado distrital. Em Goiás, concorreu como vereador e prefeito de Águas Lindas.


Administração Regional do SCIA e Estrutural – Alceu Prestes de MattosNascido em Santiago (RS), ingressou no serviço público como perito papiloscopista da Polícia Civil, onde ocupou várias funções de chefia. Foi administrador da cidade em outro governo e voltou ao cargo em abril de 2022.


Administração Regional do Jardim Botânico – Aderivaldo Martins CardosoNatural de Dianópolis (TO), é policial militar. Foi assessor especial de Gabinete na Secretaria de Segurança Pública e da Paz. Nas eleições de 2022 foi candidato ao cargo de deputado federal.


Administração Regional do Itapoã – Raimundo Risonaldo PazFoi assessor especial das secretarias de Governo, Desenvolvimento Social e Entorno e ocupou o cargo de chefia de Gabinete das Administrações do Paranoá e Itapoã. Assumiu a administração em agosto de 2022.


Administração Regional do Setor de Indústria e Abastecimento – Raphael Eugênio Marques Honorato AssunçãoÉ morador de Vicente Pires e cursa Psicologia. Foi assessor parlamentar na Câmara Legislativa de 2018 a 2022. Também já exerceu a função de corretor de imóveis e apresentador de TV.


Administração Regional de Vicente Pires – Gilvando Galdino FernandesÉ pastor. Foi administrador de Taguatinga em gestões anteriores. Agora, assume a administração de Vicente Pires.


Administração Regional da Fercal – Fernando Gustavo Lima da SilvaÉ formado em Administração, pós-graduado em Direito Público, Gestão Pública e Direito Administrativo. Tem 20 anos de atuação no serviço público, com passagens pela Câmara Legislativa e Instituto de Previdência. Está à frente da administração da Fercal desde 2019.


Administração Regional de Arniqueira – Telma RufinoFoi a primeira gerente do Setor Habitacional Arniqueira. No fim de 2019, retornou para ser a primeira administradora da região administrativa, e ficou à frente da gestão da cidade até 1º de abril de 2022. Retornou ao cargo em dezembro de 2022.


Administração Regional do Sol Nascente/Pôr do Sol – Cláudio Ferreira DominguesAdvogado, foi nomeado em 2019 como chefe de Gabinete da Administração de Ceilândia. Em 2020, se tornou administrador do Sol Nascente/Pôr do Sol. Deixou o cargo em 2022 para assumir a administração de Ceilândia. Em dezembro do mesmo ano, retornou ao cargo anterior.


Agência Brasília – Governo do Distrito Federal




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem