Enquanto grande parte do
comércio de rua fechou no domingo e na terça-feira de carnaval, as lojas de
maquiagem e acessórios bombaram. Muitos foliões e foliãs movimentaram o
segmento não só comprando adereços como dando um realce a mais. As marcas de
produtos de beleza comemoraram o que chamaram de “carnaval da retomada,
registrando bom aumento nas vendas.
Points de beleza: Com a
perspectiva otimista, algumas das maiores marcas de beleza do Brasil, O Boticário,
Eudora, Quem Disse, Berenice?, Beleza na Web, Vult e Australian Gold,
investiram em uma estratégia que vai garantir pontos de contato dos
consumidores com seus produtos em alguns dos carnavais mais movimentados do
território brasileiro.
Um deles para as celebridades do
Camarote N1, o mais tradicional da Sapucaí, no Rio. Entre as iniciativas, as
marcas criaram um salão de beleza exclusivo no meeting point para quem quisesse
se embelezar antes de ir para a festa, e dentro do Camarote. Uma das estrelas produzidas
foi Sabrina Sato. A influencer
Cris Paladino também passou pelo point da beleza.
Em Brasília: Luiza Maia,
moradora do Noroeste, foi uma das que aproveitou o comércio local aberto para
dar mais brilho ao look carnavalesco. O filho pequeno também ganhou uma pintura
estilizada. Ela contou que ia levá-lo para o bloquinho do Iate Clube e mais
tarde curtiria a festa com o marido.
Adoro carmaval, e espero que a
produção dure bastante”, disse, animada. Tinha fila aguardando a vendedora da
loja, Alana Daniel, que estava “produzindo” as clientes.
Mercado brasileiro: O
Brasil é o 4º maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, segundo a
Euromonitor International (2022). Sentiu o crescimento do setor de maquiagem em
10% após a flexibilização do uso de máscaras, no mesmo ano, de acordo com a
Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos
(ABIHPEC).
O carnaval da retomada, como a
data tem sido chamada por especialistas em economia, vai gerar mais de R$ 8
bilhões em receita no país, segundo a Confederação Nacional do Comércio. A
projeção é 27% maior do que o totalizado no mesmo período no ano passado,
quando a população ainda enfrentava o cenário pandêmico.