Túnel
Rei Pelé, mais que uma passagem subterrânea. Construído no centro de
Taguatinga, também é integrado por duas vicinais e um corredor exclusivo para
ônibus
O
Túnel Rei Pelé não se limita a uma passagem subterrânea com seis faixas de
rolamento. A construção faz parte de um conjunto composto por duas pistas
vicinais e um corredor exclusivo para ônibus. Não à toa, erguido no centro de
Taguatinga ganhou o título de maior obra de mobilidade urbana em andamento no
Distrito Federal.
De
forma resumida, o túnel liga a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e a Avenida
Elmo Serejo. E cada um dos seus elementos têm funções bastante específicas. O
papel da passagem subterrânea, por exemplo, é oferecer caminho livre para
motoristas que se dirigem a outras regiões administrativas.
O boulevard contará com diversos canteiros e áreas
de convivência com quiosques, ciclovias e parquinhos (Vídeos ~~~~ 02 )
“O Túnel Rei Pelé vai dar fluidez ao trânsito,
retirando do centro da cidade aqueles veículos que estão somente de passagem”,
afirma o secretário de Obras, Luciano Carvalho. Já as duas marginais, vias que
ladeiam o boulevard, atendem os veículos que precisam acessar as áreas
comercial e residencial do centro de Taguatinga.
Com
aproximadamente 900 m de comprimento, a Marginal norte começa na EPTG e termina
na Avenida Elmo Serejo. As duas faixas de rolamento eram parte integrante da
antiga Avenida Central, que foi demolida em quase sua totalidade para a
construção do Túnel Rei Pelé – apenas a entrada e a saída da via foram refeitas
para acomodar a passagem subterrânea.
Ao
contrário da Marginal norte, a Marginal sul foi inteiramente construída. A
pista que liga as avenidas Elmo Serejo e Samdu à EPTG foi liberada para o
trânsito em duas etapas. O trecho de 520 metros que começa na Avenida Comercial
e vai até o final da via ficou pronto em outubro do ano passado. Os 350 metros
restantes foram entregues no último dia 13. ( O piso superior do túnel ficou
reservado para o BRT )
Por
fim, o piso superior do Túnel Rei Pelé ficou reservado para o BRT, sigla em
inglês para bus rapid transit (ônibus de
trânsito rápido). Com quase 29 mil m² de área, o boulevard faz parte do
Corredor Eixo Oeste. “É um ambicioso projeto de mobilidade urbana que vai
permitir ir do Sol Nascente à área central do Plano Piloto em apenas 30
minutos”, explica o secretário. Os recursos destinados ao túnel superam os R$
640 milhões.
Além
da pista exclusiva para ônibus, o boulevard terá diversos canteiros e áreas de
convivência com quiosques, ciclovias e parquinhos. Ao todo, o piso superior do
Túnel Rei Pelé recebeu mais de 125 mil brotos de grama da espécie batatais.
Agência
Brasília – Fotos: Tony Oliveira -
Paulo H. Carvalho – Governo do Distrito Federal