As diretrizes que deverão
orientar a execução do projeto da Parceria Público Privada (PPP) para
administrar a Rodoviária do Plano Piloto foram aprovadas hoje pelo Conselho de
Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan). A empresa que for
selecionada terá 20 anos para administrar o terminal de transporte público.
Cerca de 700 mil pessoas de todo o DF passam diariamente pelo local.
Vencida essa etapa, o GDF vai
encaminhar nos próximos dias projeto de lei para Câmara Legislativa autorizar a
concessão. E, assim, o edital de concorrência será lançado.
Como prioridades, a Secretaria
de Transporte e Mobilidade (Semob) definiu a modernização e recuperação
estrutural de todo o complexo viário, a manutenção e adequação do modelo
operacional do terminal como prioridades.
Estão previstas a ampliação das
calçadas, rampas de acesso, piso tátil e sinais sonoros além da modernização
dos elevadores e escadas rolantes e estacionamentos nas áreas adjacentes do
complexo rodoviário.
Readequação das lojas:Também
será instalada no local uma segunda estação do Bus Rapid Transit (BRT). As duas
plataformas ficarão no nível inferior. Os espaços de circulação dos passageiros
serão ampliados com a readequação das lojas que permanecerão no local.
“Hoje, delimitamos as diretrizes
básicas que deverão pautar a publicação desse edital de concorrência da
concessão. Tivemos aqui discussões sobre aspectos urbanístico, arquitetônico e
também sociais, que serão considerados pela Semob e pela Seduh, trabalhando
sempre em parceria, para conseguir tirar esse processo do papel e de fato
entregá-lo à população”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano e
Habitação (Seduh), Marcelo Vaz.
A apresentação do projeto de
concepção ao Conplan, para esclarecimentos sobre as obras que serão realizadas
no terminal pela futura concessionária, foi uma determinação do Tribunal de
Contas do DF (TCDF).
Patrimônio
urbanístico: Para a relatora do projeto, a urbanista Giselle Moll,
representante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU),
a aprovação pelo Conplan preserva o local como equipamento público.
“A rodoviária, projetada por
Lúcio Costa, é um patrimônio de Brasília não só cultural e arquitetônico mas
também social, já que é a sala de encontro de todos os brasilienses. Quem mora
em Planaltina, Ceilândia, Santa Maria, todo mundo se encontra aqui. Por isso, a
gente tem que ter o máximo cuidado em preservá-la e mantê-la como equipamento
público.”