GDF
inaugura a terceira saída de Águas Claras. Novo acesso liga a EPTG à Rua das
Carnaúbas beneficiando cerca de 150 mil motoristas que trafegam na região com
investimento de R$ 14 milhões
Moradores
de Águas Claras receberam com entusiasmo a inauguração do novo acesso à cidade
que foi oficializado em cerimônia na manhã deste sábado (5) com a presença do
governador Ibaneis Rocha. A terceira saída liga a Estrada Parque Taguatinga
(EPTG) à Rua das Carnaúbas, na altura do Lote 12, nas proximidades do Parque Ecológico.
Com investimento de R$ 14 milhões, a via, além de oferecer uma nova alternativa
para quem acessa a região, vai garantir melhor fluidez no trânsito para os mais
de 150 mil motoristas que trafegam por lá diariamente.
“A
terceira saída era um sonho de todos os moradores para poder desafogar o
trânsito dessa cidade que cresceu tanto”, definiu Ibaneis Rocha. O trecho é
composto por duas pistas de 1,8 km, com duas faixas de rolamento cada. O
trajeto ainda conta com uma ciclovia ao longo de toda a extensão e um
estacionamento construído em frente ao comércio que margeia a terceira saída de
Águas Claras, com 1,4 mil m² e uma capacidade para 134 veículos.
Governador Ibaneis Rocha: “A terceira saída era um
sonho de todos os moradores para poder desafogar o trânsito dessa cidade que
cresceu tanto”
O presidente do Departamento de Estradas de Rodagem
do Distrito Federal (DER-DF), Fauzi Nacfur Junior, ressaltou que a entrega vai
melhorar o trânsito em Águas Claras. “A cidade acabou ficando com uma retenção
dentro dela. Preferimos dar prioridade para essa via, dando mais uma saída e
uma entrada para os motoristas”, disse. “Essa é uma obra completa, com
sinalização, drenagem e ciclovia”, definiu.(Vídeo~~~)
A
primeira parte da obra foi executada e financiada por meio de uma compensação
habitacional pela Construtora Direcional, que investiu R$ 8 milhões. Já a etapa
final ficou sob responsabilidade do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio
do DER-DF, com investimento de R$ 6 milhões.
O
governador aproveitou a visita à região administrativa para anunciar os planos
do GDF para a cidade no sentido da implantação de novos equipamentos públicos.
“Nós temos que trabalhar muito pela região de Águas Claras. Temos que trazer
UPA [unidade de pronto atendimento], unidade básica de saúde [UBS], escola e
feira. Tem muita coisa para acontecer aqui ainda, para trazer todos os
equipamentos públicos que a cidade merece”, revelou.
Mais
fluidez:A obra
viária amplia as opções de quem transita pela cidade, que tinha duas
alternativas: o balão da Unieuro e a passagem pelo Viaduto Israel Pinheiro. Com
a liberação, quem está na cidade poderá pegar a pista de saída pela Rua das
Carnaúbas nas proximidades do Parque Ecológico de Águas Claras em direção à
EPTG. Já quem deseja entrar deve seguir pela EPTG no sentido Plano Piloto e
pegar a entrada após a Residência Oficial de Águas Claras.(Graça Franco: “O acesso ficou muito bom, vai
desafogar o trânsito, uma maravilha para todos” )
A
nova entrada vai facilitar a vida da voluntária social Graça Franco, 75 anos:
“O acesso ficou muito bom, vai desafogar o trânsito, uma maravilha para todos.
A mobilidade das pessoas será facilitada”.
O
comerciante Everaldo Martins dos Santos, 49, que aluga bicicletas para usuários
do Parque Ecológico de Águas Claras, também elogiou a qualidade das novas
ciclovias. “Eu trabalho aqui na região e essa obra nos beneficia demais. Esse
novo acesso vai economizar bastante tempo no deslocamento e beneficiar o lazer
de quem pratica esporte por aqui. A ansiedade da gente estava grande. Valeu a
pena esperar”, ressaltou. (Comerciante Everaldo
Martins: “Eu trabalho aqui na região e essa obra nos beneficia demais”)
Para
o administrador regional de Águas Claras, Mário Furtado, a construção viária
vai resolver o problema de mobilidade da cidade. “Hoje essa terceira saída é
uma grande conquista para Águas Claras. Aqui é uma cidade ‘de interior’
verticalizada”, analisou.
Complexidade
da obra:Devido a passagem do Córrego de
Águas Claras, a obra contou com algumas complexidades para além da construção
das duas pistas de pavimento e da ciclovia.
“Foi
uma obra difícil de fazer. Inicialmente era uma ponte e a gente mudou o projeto
para viabilizar respeitando o projeto ambiental”, explicou o presidente do DER.
Foi
necessário construir uma galeria de águas pluviais por cima do córrego, com 114
módulos em três linhas com 38 metros de comprimento cada. Também foram feitas
duas passagens de fauna, uma de cada lado da margem do rio, com tubulações de
concreto de 1,5 metros de diâmetro, para evitar atropelamentos, e uma passagem
aérea para travessia de primatas no local.
À
frente da secretaria de Governo, o secretário José Humberto Pires de Araújo
reforçou que a entrega é mais um legado desta gestão. “Isso aqui vai ficar na
mente das pessoas e na história do Distrito Federal. É uma obra que tem a mão e
a mente de um governo totalmente integrado”, frisou.
Agência
Brasília – Fotos: Tony Oliveira –
Governo do Distrito Federal