test banner

Área da Catedral é preparada para a festa de Nossa Senhora Aparecida

Área da Catedral é preparada para a festa de Nossa Senhora Aparecida. Iluminação externa foi restabelecida, espelho d'água passou por limpeza e parte externa próxima ao templo passou por manutenção


Importante ponto turístico do Distrito Federal, a Catedral Metropolitana de Brasília Nossa Senhora Aparecida está sendo preparada para a festa de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, na próxima sexta-feira (12). A iluminação externa foi restabelecida pela Companhia Energética de Brasília (CEB) após o furto dos cabos e as calçadas próximas ao templo católico passam por manutenção, executada pelo programa GDF Presente, pela administração regional do Plano Piloto e pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).


A CEB fez a reposição dos cabos dos refletores do espelho d’água da capital, que haviam sido furtados, prejudicando a iluminação do templo religioso


Além disso, o espelho d’água passou por limpeza e foi preenchido. Foram utilizados 23 caminhões-pipa, sendo que cada um pode comportar entre 8 mil e 15 mil litros de água. “Atendemos a solicitação da Catedral para oferecer a melhor festa possível para os fiéis”, salienta o coordenador do Polo Central 3, Alexandro César Araújo.

Os cuidados com o espaço religioso e turístico, que ocorrem durante todo o ano, foram intensificados nas últimas semanas devido à chegada da tradicional homenagem à Padroeira do Brasil e de Brasília. “O Governo do Distrito Federal está sempre atento às demandas da população e de prontidão para promover a zeladoria dos espaços públicos, incluindo a Catedral de Brasília, um lugar de fé e de reunião de milhares de pessoas”, ressalta o administrador regional do Plano Piloto, Valdemar Medeiros.

O padre Agenor Vieira, pároco da Catedral de Brasília, conta que as honrarias à Padroeira já começaram. Desde terça-feira (3), a igreja recebe a Novena em Honra à Nossa Senhora Aparecida, com missas às 19h30. A homenagem segue até o dia 11. “Para nós, é a festa mais importante do DF. Esperamos reunir mais de 100 mil fiéis na Esplanada dos Ministérios”, comenta. Em 2022, cerca de 60 mil pessoas estiveram presentes na celebração.

Ícone turístico: Localizada na Esplanada dos Ministérios, a Catedral de Brasília foi projetada por Oscar Niemeyer e inaugurada em 31 de maio de 1970. O monumento histórico e artístico nacional recebe milhares de visitantes diariamente. É possível conhecer a parte interna do templo religioso de terça a sábado, das 8h às 16h45, e aos sábados, das 7h às 17h40. Não são permitidas visitas nos horários das missas, que ocorrem de terça a sexta-feira, sempre às 12h15, aos sábados, às 17h, e aos domingos, em três horários – 8h, 10h30 e 18h.  (  Galeria de Fotos     https://flic.kr/s/aHBqjAXFnk   )


Agência Brasília – Fotos: Geovana Albuquerque – Governo do Distrito Federal




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem