test banner

Ibaneis vota em escola no Lago Sul nas eleições do Conselho Tutelar do DF

Ibaneis vota em escola no Lago Sul nas eleições do Conselho Tutelar do DF. Chefe do Executivo local demorou pouco menos de 30 segundos para votar, porque não enfrentou filas. Eleição para eleger novos conselheiros tutelares ocorrerá até às 17h, deste domingo


O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), votou, no final da manhã deste domingo (1°/10), na eleição para o Conselho Tutelar. O chefe do Executivo local votou no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 06, no Lago Sul.


Ibaneis não enfrentou filas. Com a identidade em mãos, o governador demorou pouco menos de 30 segundos para votar. “O trabalho dos conselheiros tutelares é um trabalho muito bem exercido, protegendo nossas crianças e ajudando as famílias no encaminhamento de diversas demandas”, disse. “Nós temos que agradecer o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) com as urnas eletrônicas, com uma eleição bastante organizada. Temos certeza que será um dia de bastante sucesso, com a população participando dessas eleições”, analisou, em conversa com a imprensa.


“A vida dos conselheiros tutelares não é fácil. Eles fazem um trabalho bastante empenhado, em prol das crianças e adolescentes aqui do DF, e por todo o Brasil. Nós temos certeza desse trabalho (dos conselheiros), tanto que demos uma valorização muito grande do mandato passado, melhorando a remuneração desses conselheiros”, disse o governador, dizendo que a Secretaria de Justiça e Cidadania também trabalha para expandir o número de Conselhos Tutelares do DF.


As eleições para eleger novos conselheiros tutelares ocorrem até às 17h, em 146 locais de votação espalhados por todas as regiões administrativas da capital federal. Serão eleitos 220 conselheiros tutelares titulares — que devem exercer o mandato de 2024 a 2027 — e 440 suplentes. A cerimônia de posse está prevista para 10 de janeiro do ano que vem. 


Em cada unidade de votação também estará disponível o nome dos eleitores que podem votar naquele lugar. É o mesmo caso das administrações regionais, que terão uma lista com os postos de votação e o nome dos candidatos locais, para facilitar a consulta de eleitores que desejam votar, mas não possuem acesso à internet.


Os candidatos não poderão fazer boca de urna, tampouco levar eleitores aos locais de votação — o que é crime e pode levar a desclassificação do candidato. O resultado da eleição está previsto para sair às 20h de hoje, em cerimônia no Palácio do Buriti. O salário dos conselheiros é de R$ 6,5 mil.


Pablo Giovanni  - Foto:  Paulo H. Carvalho/Agência Brasília) – Correio Braziliense




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem