test banner

Fé marca celebração do Dia do Evangélico entre governo e líderes religiosos

Fé marca celebração do Dia do Evangélico entre governo e líderes religiosos. Governador Ibaneis Rocha e vice-governadora Celina Leão receberam representantes do segmento para um almoço na Residência Oficial de Águas Claras


Líderes evangélicos e parlamentares das bancadas federal e distrital foram recebidos pelo governador Ibaneis Rocha e pela vice-governadora Celina Leão para celebrar o Dia do Evangélico nesta quinta-feira (30). Durante almoço na Residência Oficial de Águas Claras (Roac), Ibaneis e Celina lembraram do apoio mútuo entre o governo e o segmento religioso.

“Esse é um momento importante para mim. Nada mais digno do que fazer esse trabalho de cuidar das pessoas, cuidar das igrejas. Restabeleci em nosso governo a secretaria para cuidar das religiões, aprovamos durante o nosso primeiro mandato algumas leis que foram importantes para a regularização dos templos. Também tivemos um período difícil na gestão passada, que foi a pandemia, e sabemos que as igrejas eram um espaço para acolher as pessoas. Brasília pulsa religião e temos tratado todas as religiões da mesma forma”, disse Ibaneis Rocha, referindo-se à Assessoria de Assuntos Religiosos.

Ibaneis Rocha: “Esse é um momento importante para mim. Nada mais digno do que fazer esse trabalho de cuidar das pessoas, cuidar das igrejas”

Os evangélicos representam uma grande parcela da população da capital. De acordo com o Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF), antiga Codeplan, mais de 800 mil evangélicos vivem no DF, o que equivale a 30,8% da população. Há 18 anos, o 30 de novembro é dedicado como o Dia do Evangélico no DF.

A vice-governadora Celina Leão disse que o governo amparou os religiosos que andavam esquecidos. “Essa terra estava desolada, passei 8 anos na CLDF e parecia que estávamos sob um júbilo. Veio um homem da advocacia que continuou o trabalho do governador Roriz, regularizando os templos e entregando escrituras, como o governador tem feito”, lembrou Celina Leão.

Em nome dos evangélicos, o presidente do Conselho de Pastores Evangélicos do Distrito Federal (Copev-DF), Josimar Francisco da Silva, agradeceu o apoio do GDF. “O governador Ibaneis fez muito mais para nós do que já fizeram. Agradecemos tanto carinho e atenção ao longo dos anos”, elogiou.

Celina Leão: “Essa terra estava desolada, passei 8 anos na CLDF e parecia que estávamos sob um júbilo. Veio um homem da advocacia que continuou o trabalho do governador Roriz, regularizando os templos e entregando escrituras”

Respeito pelas religiões: Quando assumiu o governo em 2019, Ibaneis Rocha retomou o respeito com todas as religiões. Logo nos primeiros dias de gestão, em janeiro, ele criou a Assessoria de Assuntos Religiosos, abrindo o diálogo com esse público. Depois, em setembro de 2020, ampliou o atendimento ao criar a Secretaria da Família, que na atual gestão virou Secretaria da Família e Juventude.

No campo da regularização, entre 2019 e 2023, o governo regularizou 357 templos, marca superior aos 190 templos regularizados entre 2009 e 2018.

A gestão Ibaneis Rocha também estabeleceu a moeda social como uma forma de as igrejas receberem suas escrituras. Isso significa que as instituições podem obter a Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) e regularizarem seus espaços em troca da execução de serviços gratuitos à comunidade.

Outra importante medida foi tomada durante a pandemia. Em 2020, Ibaneis assinou decreto autorizando o funcionamento de templos. Naquele mesmo ano, uma lei reconheceu as igrejas como atividades essenciais, mantendo as portas abertas para receber os fiéis e quem mais precisasse de ajuda.

A construção da Praça da Bíblia, localizada na Vila São José, em Brazlândia, também reforça o respeito do governo por esse público.  (Galeria de Fotos   https://flic.kr/s/aHBqjB5cjJ  )


Agência Brasília – Fotos: Renato Alves – Governo do Distrito Federal




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem