A governadora em exercício Celina Leão visitou, na tarde desta sexta-feira (12), o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) para conhecer o setor de oncologia da unidade, que passou por uma reforma. Com investimento de R$ 2 milhões provenientes do Programa de Descentralização Progressiva de Ações de Saúde (Pdpas), a ala foi completamente reconstruída. Leitos, salas de acolhimento e consultórios foram ampliados.
Celina Leão: “Com o Pdpas foi
reformada toda essa área de oncologia, desde a recepção aos nossos ambulatórios
à sala de infusão e, principalmente, a de internação. É um sonho
realizado”
Antes utilizado nas compras de farmácia, o Pdpas foi modificado para possibilitar o acesso rápido a recursos para aquisição de bens e resolução de problemas na área de Saúde. A mudança permitiu que o Governo do Distrito Federal (GDF) repasse R$ 74 milhões para as unidades comprarem insumos, medicamentos, equipamentos e mobiliário.
Ampliação do atendimento: Entregue em novembro do ano passado, o setor de oncologia passou por mudanças para aumentar a capacidade de atendimento do HRT e dar mais conforto aos pacientes e servidores.
“Estamos dando toda essa humanização e dignidade para os pacientes da oncologia, o que vem ao encontro de todo um cuidado e de uma preocupação que a governadora e o nosso governador têm em relação à saúde”, destacou a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.
Na área de internação, o número de leitos subiu de 15 para 18. A sala de espera foi ampliada e mais banheiros foram construídos, permitindo que acompanhantes e pacientes tenham recintos distintos. A rede de gases foi reformada e o espaço ganhou novos aparelhos de ar-condicionado.