Com o objetivo de transformar a realidade do
empreendedorismo feminino e propor políticas públicas para o segmento, foi
lançado, nesta quinta-feira (29), o projeto Movimente – Mulheres Criativas
Quebrando Barreiras. Desenvolvido pelo Sebrae-DF, com apoio do Governo do
Distrito Federal (GDF), o evento conta com dois dias de palestras e atividades,
além de um fórum que resultará em um documento com propostas de projetos de
lei, programas e iniciativas com foco em microempreendedoras, mulheres à frente
de microempresas e empresas de pequeno porte, e mulheres que pretendem
empreender.
“Quando a gente investe na mulher, investe na família e na sociedade, muda o ambiente de trabalho e cria uma geração mais fortalecida” Celina Leão, vice-governadora do Distrito Federal
O projeto Movimente – Mulheres Criativas Quebrando Barreiras nasceu após um estudo conduzido pelo Sebrae com mulheres de várias regiões administrativas do DF para compreender os desafios enfrentados pelas empreendedoras e suas práticas no mundo dos negócios. A ideia é envolver sociedade civil e empresarial, além do governo, na discussão de propostas de novas políticas públicas, projetos, programas e iniciativas com foco em microempreendedoras, mulheres à frente de microempresas e empresas de pequeno porte e mulheres que pretendem empreender.
“Nós fizemos uma grande pesquisa em todo o Distrito
Federal, onde mapeamos as dificuldades das mulheres para empreender. Começamos
esse trabalho podendo entender melhor e com ajuda desse grande movimento
teremos mais pessoas que dedicarão seu tempo debatendo e direcionando como
enfrentarmos as dificuldades e problemáticas, e o que podemos fazer por meio
das políticas públicas para atingir todas as mulheres empreendedoras do DF”,
defendeu a superintendente do Sebrae-DF, Rose Rainha.
Desenvolvido pelo Sebrae-DF, com apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), o evento conta com dois dias de palestras e atividades
À
frente de uma empresa de consultoria de imagem pessoal e corporativa, a
empresária Tiara Mendes, 32 anos, vê o evento como uma oportunidade de ampliar
as relações de negócio da sua empresa, lançada há dois anos.
“É muito importante estar aqui fazendo essa rede de relacionamentos e também agregando conhecimento”, defendeu. “Acredito que um evento como esse incentiva outras mulheres a se sentirem seguras para empreender. Muitas vezes você enfrenta desafios e não sabe a quem recorrer, então esse apoio do governo e da sociedade civil é muito importante”, acrescentou.
Multitarefas, a cantora, compositora e produtora cultural Haila Ticiany, 44 anos, disse que foi ao evento em busca de conhecimento para agregar ao seu trabalho. “Hoje, eu vim para colher mais coisas para fazer esse trabalho autônomo, porque eu mesma faço tudo. É um trabalho muito árduo para uma pessoa sozinha e o Sebrae vai me ajudar nisso, para que tenha mais foco e faça um trabalho mais otimizado”, comentou.
Mãe solo, Haila comentou que o evento auxilia as mulheres que são chefes das famílias do DF. “Não é fácil a gente ser empreendedora e ainda ser mantenedora do lar. Acho que essa é uma forma de fortalecer a mulher que mantém a casa e tem o corre dela lá fora para que ele seja feito de forma qualificada”, avaliou.