Santa
Maria recebe GDF Mais Perto do Cidadão e Dia D de Combate à Dengue. A 24ª
edição do evento esteve na cidade na sexta (15) e neste sábado (16), garantindo
o acesso da população a serviços públicos de forma fácil e rápida, além de
trazer conscientização sobre a doença transmitida pelo Aedes aegypti
A população de Santa Maria recebeu a 24ª edição do
GDF Mais Perto do Cidadão, realizada nesta sexta (15) e sábado (16). A
iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) tem o objetivo de
facilitar o acesso dos moradores a atendimentos sociais, médicos, psicológicos,
assistenciais, jurídicos e de lazer, de forma gratuita. A estrutura do programa
foi montada ao lado da unidade da Agência do Trabalhador de Santa Maria. ( “Vamos vencer essa epidemia juntos” Celina
Leão, vice-governadora)
A ação deste fim de semana foi executada em
conjunto com o Dia D de Combate à Dengue, que traz campanhas de conscientização
e ações contra o mosquito transmissor da doença. Presente ao evento, a
vice-governadora Celina Leão lembrou que já houve mais de 300 mil atendimentos
de dengue no DF.
“Nós estamos dando o máximo da potência do nosso
governo”, declarou. “Quando vocês virem algum bombeiro ou agente de vigilância
ambiental, recebam-no com carinho na residência. Ajudem a fiscalizar, denunciem
quem está jogando lixo nas ruas. É crime, e tem multa. Vamos vencer essa
epidemia juntos. A gente pede que a população não espere para procurar a
unidade básica de saúde [UBS], não espere para começar a se hidratar em casa,
não dê chance para qualquer tipo de desconforto.” (“A população de todo o DF precisa estar cada
vez mais consciente de que esta é uma luta de todos nós” (Marcela Passamani,
secretária de Justiça e Cidadania)
Atendimento à comunidade: Participaram representantes de diversos órgãos
públicos, como a Defensoria Pública do DF (DPDF), Polícia Rodoviária Federal
(PRF), Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), Polícia Civil (PCDF), Companhia de
Saneamento Ambiental (Caesb) e Secretaria de Saúde, entre outros.
“Esta é a sétima edição de 2024 do GDF Mais Perto
do Cidadão, e todas com foco no combate ao mosquito Aedes aegypti, pois precisamos solucionar a questão da dengue na
capital”, reforçou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani. “A
população de todo o DF precisa estar cada vez mais consciente de que esta é uma
luta de todos nós, e a Sejus está aqui, desta vez em Santa Maria, para ajudar.”
O evento disponibilizou exames e consultas médicas,
incluindo aferição de pressão e atendimento com dentista, atendimento
psicológico e assistência social, corte de cabelo e design de sobrancelha,
aplicação de vacina antirrábica e consultas veterinárias, orientações
jurídicas, cadastro em políticas públicas e todos os serviços disponíveis no Na
Hora e no Procon-DF.
A balconista Dayane Dark, 31, aproveitou para tirar
uma nova via da Carteira de Identidade. Há meses sem o documento, ela não
estava conseguindo ir ao Na Hora para resolver o problema. “Vim assim que
acordei, porque sabia que daria certo”, disse. “Esses eventos são muito
importantes para a comunidade, porque vários serviços ficam reunidos em um só
lugar”.
Fernanda Alves, que mora em Luziânia, soube da ação
pelas redes sociais: “É maravilhoso, principalmente para pessoas de baixa
renda. Já recomendei no grupo da família e das amigas”
Houve ainda testagem rápida da dengue, além de
hidratação intravenosa e informações sobre como se prevenir da doença.
Algodão-doce, pipoca, cama elástica e bexigas em formato de animais fizeram a
alegria da criançada.
Moradora de Luziânia (GO), a autônoma Fernanda
Alves, 31, ficou sabendo do evento pelas redes sociais e levou os quatro filhos
– Eduarda, 13, Artur, 10, Miguel, 8, e Ana Laura, 3, que se divertiram com as
brincadeiras e ganharam a primeira identidade. Os dois meninos também cortaram
o cabelo. “Não conhecia o evento, e fiquei encantada”, disse Fernanda. “É
maravilhoso, principalmente para pessoas de baixa renda. Já recomendei no grupo
da família e das amigas”.
O administrador regional de Santa Maria, Josiel
França, também comemorou a ação: “Conseguimos levar mais atendimentos
importantes para próximo dos moradores. Durante essas últimas duas semanas,
tiramos mais de mil toneladas de inservíveis da cidade, e hoje, junto à Segov
[Secretaria de Governo], estaremos com 40 caçambas e dez carregadeiras para
limpar a cidade”, assinala.
O programa: O
GDF Mais Perto do Cidadão completou um ano em fevereiro ultrapassando a marca
de 170 mil atendimentos. A medida foi instaurada por meio do Decreto nº
44.213/2023 em eixos temáticos transversais, como Justiça e Cidadania, Saúde,
Cultura, Educação e Esporte e Lazer, entre outros. ( Galeria de Fotos https://flic.kr/s/aHBqjBhLdU )
Agência Brasília - Fotos: Lúcio Bernardo Jr. - Geovana Albuquerque – Governo do Distrito
Federal