test banner

Token de carbono performado e efeitos da modernidade ajudando meio ambiente

Token de carbono performado e efeitos da modernidade ajudando meio ambiente

O token de carbono performado é uma solução moderna e inovadora, e que traz no seu escopo de atuação, todos os ingredientes necessários à preservação do meio ambiente, hoje objeto de estudos e preocupação mundial.

 

Essa modernidade, para o bem geral e contentamento dos segmentos da flora, fauna e todo o ciclo hidrológico do País, chega a Brasília no próximo dia 21 deste mês de março, em um evento que será realizado no Colégio La Salle da 906 Sul, área nobre da Capital da República a partir das 17 horas.         

           

A novidade, ou inovação como preferem integrantes do setor, chega a Brasília através da iniciativa da Associação Comercial do Distrito Federal,  da Eco Mundi, corretora pioneira que atua em parceria com a TokenizadoraCoinlivre  que faz a tokenizaçāo dos ativos de biodiversidades desenvolvidos através da metodologia da Soma Forest Brazil, com a função determinada dedesenvolver e ampliar o mercado de tokens de carbono performado. 

 

A iniciativa visa, principalmente, buscar investidores de lucro real ou mesmo aqueles que necessitam compensar suas emissões ou ter seus impostos reduzidos. O token permite a digitalização de ativos de biodiversidade em formato “smart contracts”, ou os chamados contratos inteligentes. Esses contratos são acordos digitais que se executam automaticamente quando as condições pré-estabelecidas são devidamente cumpridas, garantindo a segurança e correção nas transações efetuadas. Os ativos da biodiversidade tokenizados são devidamente regulamentados, seguindo normas nacionais e internacionais, sob o tema carbono. Com o Decreto-lei 10.828-21, publicado em outubro de 2021, houve a clarificação das regras legais e financeiras para o fomento de um produto do agronegócio, que, segundo a COINLIVRE a tokenização potencializará de forma efetiva o mercado ativo das propriedades rurais. 

 

O evento tem um cunho educacional e esclarecedor e terá ainda a participação do Bureau Veritas , empresa  líder mundial em serviços de teste, inspeção e certificação, além  do Conselheiro aposentado do Tribunal de Contas de Rondônia, o Pós. Dr. Benedito Antônio Alves, da A&C Advogados e do Dr. Hélio Ribeiro, da Audiger Auditores & Consultores, que esclarecerá sobre a CVM e como ela vem regulando esses ativos de biodiversidade como instrumento legal de financiamento no agronegócio e os benefícios fiscais e tributários do ativo.

 

O evento, promovido pela Associação Comercial do DF, terá vários painéis, com a presença de empresários, investidores, técnicos e autoridades atuantes no mercado. Segundo especialistas, as vantagens do uso do token de carbono performado abrange inúmeros setores. Por exemplo, áreas para o produtor rural, áreas que antes eram consideradas passivas, como Reserva Legal, Área de Proteção Permanente, Reserva Particular do Patrimônio Natural e excedentes florestais, se tornam ativos. Explica a desenvolvedora que com a implantação o produtor rural poderá monetizar essas áreas com legitimidade, preservando o meio ambiente. A tecnologia do token do carbono performado surge como um fato novo na cultura ambiental, admite Maria Eugênia Brasil, CSO da Soma Forest Brazil. 


Segundo ela, o foco agora é a divulgação e ampliação de mercado e a busca de novos investidores e empresas de lucro real. Maria Eugênia também chama a atenção para o fato de que com a implantação do token, o meio ambiente lucra com a manutenção das florestas em pé, bandeira que as autoridades do setor e o povo brasileiro sempre se manifestam com empenho para que isso aconteça. Na prática, a metodologia aplicada que ajuda na educação ambiental e social. Sobre o futuro mercado dos tokens perfomados, Maria Eugênia se manifesta otimista, afirmando que acredita que será um mercado sem volta, citando que o mundo moderno de hoje respira e espera por soluções ambientais como essa. 

 

Segundo ela, nos tratados de cooperação entre os países, a opção é a descarbonização. E isso, afirma ela, nos coloca num universo de entrega segura. E para que isso aconteça Maria Eugênia se respalda na premissa de que o token é uma unidade de valor que representa algo em um determinado sistema. No caso ele representa 27 serviços ecossistêmicos, gerados pela própria natureza. O processo de emissão, verificação e validação dos ativos de biodiversidade se inicia com a verificação de documentos de uma propriedade rural, desde que esteja ativa e sem nenhuma restrição. Em seguida se inicia o processo de inventário florístico, a auditoria e a certificação por Big Four. E por último o registro na bolsa de valores, etapa final.

   

Para os especialistas, técnicos e atuantes do setor este projeto é global e representa a iniciativa do Brasil em transformar oxigênio em commoditie. As empresas que se juntaram para essa iniciativa pioneira não escolheram a capital da república por acaso, ou comodidade. Brasília representa, abriga e aglomera todas as correntes que impulsionam a economia do País, seja no setor privado, seja nos órgãos representativos do setor público.   

   

Os avanços da tecnologia, a modernidade sem limites das inovações da inteligência artificial e a busca incansável pela melhor qualidade de vida do planeta é uma realidade condicionante para a sobrevivência de empresas e profissionais ligados a esse ramo de atividade. Por isso, o evento do dia 21 na Capital da República desde já desperta curiosidade e expectativa.



José Natal - Jornalista




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem