Receber a primeira oportunidade profissional é algo
que marca a vida de qualquer jovem. Reconhecer entidades que tomam essa
iniciativa é um passo a mais que o Governo do Distrito Federal (GDF) adotou, ao
criar o selo Parceiro da Juventude, e reforçou nesta quarta-feira (10), ao
entregar troféus a 156 empresas da capital. Juntas, elas são responsáveis pela
contratação de mais de 7 mil jovens – ações que ajudam a combater o número de
pessoas deste público sem ocupação.
“Quando a empresa é incentivada a dar essa
oportunidade, nós criamos uma nova condição para que esse jovem se estabeleça
na nossa cidade”, afirmou a governadora em exercício, Celina Leão. “Muitos
deles conseguem pagar uma universidade com o primeiro emprego, então é uma
política pública superimportante para o desenvolvimento do DF como um todo.” (Vídeo ~~~)
A
iniciativa abraçou empresas de todos os tipos e tamanhos. Um desses
estabelecimentos é o Grupo Santa Lúcia de Saúde, que conta atualmente com 7 mil
colaboradores – total do qual de 20% a 30% são jovens. Para a diretora de
Pessoas do grupo, Carla Antunes, o troféu representa uma aliança com a formação
do futuro.
“Este
troféu é um reconhecimento pelo trabalho social que a gente faz também, pela
oportunidade que a gente traz”, declarou a gestora. “Nós estamos formando o
futuro – e o futuro na saúde, principalmente, que é muito importante para
toda a população, que é a nossa missão “A nossa missão é cuidar de vidas, então
a gente já começa a cuidar dessas vidas também dos jovens.”
Oportunidades: Quem
começou a trabalhar ainda jovem e abriu o próprio negócio para abrir portas foi
o CEO da Agência Next, Jonathan Leão. Aos 20 anos, ele decidiu abrir a própria
empresa para atuar com marketing após viver uma situação de desemprego dentro
de casa, ao lado da esposa.
“A gente acredita que a juventude vem com uma garra
nova, com um fôlego novo, então é uma juventude que está apta a aprender as
coisas muito rápido”, avaliou o profissional. “E, como a gente trabalha na área
do marketing, hoje as oportunidades na internet são muito fáceis, e isso tem
facilitado a treinar, formar e fazer com que esses jovens trabalhem, tenham um
excelente trabalho com a gente.”
A
empresa de Jonathan foi uma das ganhadoras da distinção. “É o primeiro troféu
oficial que a gente ganha, então é algo muito especial o que está acontecendo”,
disse o CEO. “Acredito que isso também faz com que as empresas queiram cada vez
mais trazer esses jovens, investir na nossa juventude”.
Como
participar: Empresas que desejam aderir ao programa devem fazer a
solicitação pelo e-mail gabsefj@sefj.df.gov.br. É necessário enviar formulário de solicitação, CNPJ, CPF do
responsável legal da empresa e resumo das ações empreendidas pela empresa que
favoreçam jovens entre 15 a 29 anos no DF. ( Galeria de Fotos https://flic.kr/s/aHBqjBz3CP )