A ação, que busca conscientizar
a população ao promover debates em locais de grande circulação, será lançada no
dia 2 de agosto, na abertura das atividades da Secretaria da Mulher (SMDF) em
alusão ao Agosto Lilás no DF. Durante a campanha “Mulher, Não se Cale!”, serão
usados óculos de realidade virtual para demonstrar como identificar e se
defender da violência no ambiente virtual. Além disso, serão fornecidas
informações e apoio às pessoas por meio da distribuição de panfletos, banners e
suporte. A campanha vai até 22 de setembro.
A iniciativa da Secretaria da
Mulher, em parceria com o Instituto Inside Brasil, está sendo relançada, desta
vez focando nas grandes feiras permanentes do Distrito Federal. Após passar por
várias estações de metrô e rodoviárias em 2023, o objetivo agora é
conscientizar a população sobre todo e qualquer tipo de violência praticada
contra as mulheres. As ações ocorrerão nas seguintes feiras: Central de
Ceilândia, Feira do Setor, Feira Permanente do P Norte, Feira do Produtor de
Ceilândia, Shopping Popular de Ceilândia, Feira de Sobradinho I, Feira de
Sobradinho II, Feira de Confecção de Planaltina e Feira do Produtor de
Planaltina, às sextas-feiras, sábados e domingos.
Com as ações do projeto, a SMDF
espera alcançar diretamente cerca de 100 mil pessoas e, considerando que cada
pessoa pode replicar a informação, estima-se um impacto ainda maior na
conscientização e no enfrentamento da violência de gênero. Para a secretária da
Mulher, Giselle Ferreira, campanhas em locais de grande circulação têm o
potencial de envolver a comunidade e mobilizar esforços coletivos na luta
contra a violência doméstica. “Diante do sucesso da edição de 2023, decidimos
aprimorar a campanha, pois a informação empodera as mulheres, ajuda a
identificar os sinais de abuso e incentiva a denúncia. Desta vez, estamos
utilizando a tecnologia a nosso favor. Além de gerar curiosidade, ela também
leva informação de forma eficaz”, destaca.
Segundo o presidente do
Instituto Inside Brasil, Robielisson Medeiros, a expectativa é de alcançar mais
pessoas que passam pelas feiras durante esse período. “Minha expectativa para
este ano é mais alta do que a anterior. No ano passado, alcançamos uma média de
120 mil pessoas, e espero que este ano o número seja maior. Além disso, também
queremos atingir homens que têm pouco conhecimento sobre o assunto ou que não
se manifestam em determinadas situações. Em 2024 tivemos menos denúncias
comparado ao ano passado, mas o número ainda é alto e, por isso, o movimento
está mais forte do que nunca.”
‘Mulher, Não se Cale!’ 2023: A Secretaria da Mulher realizou
a primeira fase da campanha, em parceria com o Metrô-DF, de 28 de agosto a 27
de outubro, na Estação do Metrô Galeria. A ação esteve presente em dois trens e
nas estações do DF de forma itinerante e alcançou diretamente cerca de 100 mil
usuários do metrô, e 130 mil pessoas indiretamente, ao levar ações de
conscientização e prevenção da violência contra a mulher em cinco estações e
com comunicação visual nos trens de 18 estações do Metrô-DF.
A ação também passou pela
Rodoviária do Plano Piloto e por rodoviárias do Setor O e Setor QNQ/QNR, ambos
em Ceilândia, além de percorrer Brazlândia, Gama Central, Planaltina, Samambaia
Sul e Norte, Sobradinho, Santa Maria Sul, Guará, Riacho Fundo e Riacho Fundo
II, com ações culturais nas feiras de Planaltina, Guará e Vicente Pires, de 12
de dezembro de 2023 a 3 de fevereiro de 2024.
Serviço• Disque 190 – Emergência Policial • Ligue 180
– Central de Atendimento às Mulheres • Disque 197 – Disque Denúncia •
(61) 3207-6172 – Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM)
Para saber mais informações
sobre a campanha, acesse o site da campanha e
acompanhe nas redes sociais @mulhernaosecale_df.