test banner

Sejus celebra avanços em políticas de direitos humanos em 2024

Sejus celebra avanços em políticas de direitos humanos em 2024. Balanço das ações da pasta aponta recorde de atendimentos e ampliação do acesso da população aos serviços essenciais

O ano de 2024 representou um marco para a defesa dos direitos humanos, da igualdade racial e do combate ao racismo no Distrito Federal. De forma inédita, o Governo do DF (GDF) instituiu como manifestação cultural popular e democrática a celebração do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Mais de 140 mil pessoas passaram pelos três dias de festa, que teve uma programação rica e diversificada, incluindo shows, exposições, feiras, oficinas e debates. A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), que tem esta pauta como uma das suas prioridades, é uma das pastas responsáveis por organizar, gerir e apoiar essa celebração como política pública de Estado.

Também pela construção de uma sociedade antirracista, mais de 200 pessoas, dentre elas docentes e servidores públicos, tiveram acesso este ano ao curso Letramento Racial, um projeto da Sejus, que leva informações de como combater o racismo no cotidiano. Com foco na inclusão social, não só da população negra, como também dos povos e comunidades tradicionais e minorias do DF, a pasta realizou mais de dez feiras temáticas com oportunidades para estes públicos desenvolverem o empreendedorismo.

Cidadania e inclusão social: No decorrer de 2024, o Na Hora, órgão vinculado pela Sejus, bateu um novo recorde com mais de 2,6 milhões de atendimentos, o que representa 250 mil a mais do que em 2023. Já a Carreta do Na Hora contabilizou esse ano mais de 36 mil atendimentos à população.

O GDF Mais Perto do Cidadão, que leva serviços de órgãos do governo para as regiões administrativas, por sua vez, chegou este ano a impressionante marca de 300 mil atendimentos. Vale destacar uma novidade das últimas três edições deste ano: o curso Nasce uma Estrela, que já atendeu 300 gestantes e mães de recém-nascidos com informações essenciais sobre como cuidar dos bebês.

Dentre as ações voltadas às pessoas idosas, o programa Viver 60+ envolveu mais de 6 mil participantes que desfrutaram de atividades físicas, culturais e de lazer. A Sejus também intensificou em 2024 as políticas de atendimento às vítimas de violência. Foram 16,5 mil atendimentos ao longo destes últimos 11 meses. Apenas, o "Direito Delas" alcançou mais de 7 mil pessoas, na maioria, mulheres, com atendimentos sociais, psicológicos e jurídicos.

Realizações de sonhos: O ano também ficou marcado pelo programa Casamento Comunitário, que em duas edições, realizou o sonho de 140 casais de formalizar o matrimônio com todas as despesas pagas. A Sejus ainda levou oportunidades para os estudantes em situação de vulnerabilidade social. O Aprova DF auxiliou mais de 5,5 mil pessoas com aulões preparatórios para concursos e vestibulares. Assim como o Vem Enem, que beneficiou mais de 2 mil alunos para o exame.

Por fim, 2024 será lembrado como o ano em que os servidores do Sistema Socioeducativo do DF, com empenho da Sejus, conquistaram a sonhada reestruturação de carreira. O projeto de Lei 145/24 foi aprovado pela Câmara Legislativa e sancionado pelo governador Ibaneis Rocha.

Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF)




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem