Anuncia-se, como a primeira obra de
“importância” do novo Ministério de Propaganda do governo Lula, um esforço
concentrado para melhorar a “imagem” do presidente. Uma das poucas coisas
racionais que se pode dizer a respeito é que vamos ver aí, mais uma vez, uma
montanha de dinheiro público sendo jogada fora. Obviamente isso não preocupa
Lula nem por dez segundos.
O dinheiro não é dele, mas do Erário, e
para encher o Erário basta mandar “o Haddad” taxar mais alguma coisa, como já
fez com as “bruzinhas”, o jogo da amarelinha e sabe lá Deus mais o que. É só
repetir, a cada extorsão, que o dinheiro do imposto vai para o pobre. Afinal,
pobre existe para isso mesmo: ajudar o governo em tudo.
Não adianta nada, à essa altura, torrar
1 bilhão de reais na construção de uma miragem – com ou sem caravanas. Do Lula
verdadeiro os brasileiros não gostam. No Lula da propaganda oficial eles não
acreditam
Lula, como se sabe, não pode ver um
erro sem cometer outro – de preferência igual. No caso da sua “imagem”, da qual
ele se acha o maior especialista do mundo, tem a mania de repetir a mesma
manobra: uma “caravana pelo Brasil” para comemorar a sua própria existência. Já
foi tentado. Nunca deu certo – na última vez, inclusive, foi um vexame tão feio
que ele mesmo percebeu. Agora vai fazer de novo, já com a ajuda do seu novo
astro do marketing. A novidade é que, desta vez, parece que Janja vai junto.
Como é possível que Lula e o seu
Comissariado da Propaganda acreditem que a companhia de Janja pode ajudar a
imagem de alguém? É para se ter uma ideia de como está todo mundo perdido. Já é
um desastre com perda total a ideia fixa, por parte do presidente, que o seu
problema é a “falta de comunicação” – e não o fato cada vez mais evidente de
que faz um dos piores governos da República, possivelmente o pior. Lula acha
que o problema não são os preços da comida, o tanque de combustível, os boletos
a pagar, os juros a caminho dos 15%, a incompetência ilimitada dos seus
ministros, a ladroagem e a espantosa ausência de qualquer obra útil. Acha que é
a “imagem”. Aí não vai.
Lula, neste seu terceiro mandato, sofre
de um defeito de fabricação que pelo jeito não tem cura. Imagina, ou finge
imaginar, que foi realmente eleito pela maioria do voto popular em 2022 – e não
colocado na presidência pelo STF e sua polícia eleitoral do TSE. A partir daí
trava tudo. Lula, o PT e a elite ficam tentando “recuperar” uma popularidade
que ele na verdade nunca teve, e “reverter” um quadro que hoje é ruim para um
passado tão ruim quanto.
Não adianta nada, à essa altura, torrar
1 bilhão de reais na construção de uma miragem – com ou sem caravanas. Do Lula
verdadeiro os brasileiros não gostam. No Lula da propaganda oficial eles não
acreditam.