test banner


test banner

Dia Mundial da Diversidade Cultural vai agitar a Praça dos Três Poderes

Dia Mundial da Diversidade Cultural vai agitar a Praça dos Três Poderes. Bell Marques, Ana Castela e Frejat estão entre as atrações gratuitas programadas para quarta-feira

Na próxima quarta-feira (21), a Praça dos Três Poderes será palco para a celebração do Dia Mundial da Diversidade Cultural, numa iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) em parceria com o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Instituto Integra Mais Um. Gratuito e aberto ao público, o evento reunirá grandes nomes da música brasileira, entre outras atrações que simbolizam a pluralidade de estilos e tradições. Maria Gadú e Frejat estão entre as atrações confirmadas para o palco da Praça dos Três Poderes

De acordo com os organizadores, a programação foi pensada para celebrar a data promovendo diálogo intercultural e defesa da democracia como fator de fortalecimento e reconhecimento da diversidade, por meio de distintas manifestações artísticas, tradições e saberes que compõem o patrimônio cultural da humanidade. A ação, que tem parceria de mídia com o Portal Metrópoles, é totalmente gratuita. O valor do edital de chamamento foi de R$ 3,5 milhões.

"Nosso objetivo é democratizar a arte e a cultura, incentivar o intercâmbio cultural e a formação de públicos, além de impulsionar a cadeia produtiva da cultura em diversos níveis”, afirma o titular da Secec-DF, Claudio Abrantes. “A programação inclui um conjunto de atividades formativas que reforçam a diversidade cultural, o desenvolvimento e a economia criativa.”

O secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, reforça: “Celebrar a diversidade cultural é reafirmar o compromisso com os direitos humanos, com a inclusão e com o respeito às múltiplas identidades que compõem nossa sociedade. Essa iniciativa vai além do entretenimento: ela representa um espaço de reconhecimento, diálogo e construção coletiva. E a parceria do GDF com o STF nessa celebração do Dia Mundial da Diversidade Cultural é um sinal claro de que a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva passa também pela valorização da cultura”.

As atividades previstas na programação incluem oficinas, rodas de bate-papo e ações de mediação artística em paralelo aos shows, oferecendo espaço para debates sobre diversidade cultural e economia criativa. “Ao reunir diferentes expressões artísticas e promover o diálogo intercultural, reforçamos, juntos, os pilares da democracia e da cidadania”, pontua Gustavo Rocha.

Para garantir conforto e segurança ao público, o acesso será regulado por meio de ingressos obtidos pela plataforma Sympla (limitados a um por CPF). A revista de entrada será realizada pela Polícia Militar do DF e por uma equipe de segurança privada. Haverá praça de alimentação interna e pontos de venda autorizados nas imediações, além de área reservada para pessoas com deficiência (PcDs).

Confira abaixo a programação. Salão de Exposição Cultural (*)→ 9h -  Abertura dos espaços de exposição de artesanato, gastronomia e demais estruturas (*)→ 10h30 - Palestra de Lucas Grooveonline com o tema “Diversidade cultural na internet”(*)→ 14h - Palestra de Eclen Souza, com o tema “Importância da diversidade cultural para a economia criativa”(*) → 15h30 - Bate-papo com Anderson Quack, Humberto Lúcio e convidados. Tema: “Diversidade cultural e a defesa da democracia, povos tradicionais e o Cerrado” (*) → 16h30 - Palestra de Preto Zezé, com o tema “Cultura e a Economia Criativa” 

Salão da Diversidade (*) → 12h - Samba News (*)→ 13h -  Catira e moda de viola / Clube do Violeiro Caipira (*)→ 14h - Boi de Seu Teodoro (*)→ 15h - Banda Lúpulo (*)→ 16h - Banda Quatro Estações 

Palco (*)→ 18h - Maria Gadú (*) → 19h10 - Ana Castela (*)→ 20h50 - Diogo Nogueira(*)→ 22h30 - Bell Marques(*) →  00h20 - Frejat

Outras atividades (*)→ Das 9h às 20h, exposição de artesanato produzido no DF(*)→ Das 11h à meia-noite, gastronomia (*) → 14h - Graffiti, com artistas da cidade / Batalha de rimas, com os MCs Dudu Mano, Alves e Augusto Metralha Serviço: Ingressos devem ser retirados, gratuitamente, na plataforma Sympla (um por CPF).


Agência Brasília – Fotos:  Divulgação/Secec-DF – Governo do Distrito Federal


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem