O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, participou, nesta quinta-feira (7), da posse conjunta das diretorias do Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon–DF), da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do DF (Ademi-DF) e do Serviço Social da Indústria da Construção Civil do DF (Seconci-DF) para o biênio 2025/2027.
As entidades representam os setores de construção civil e imobiliário do DF. Durante a solenidade, Ibaneis Rocha elencou as principais ações do Governo do Distrito Federal (GDF) para os segmentos e anunciou outras, como o envio até terça-feira do novo Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot) para apreciação da Câmara Legislativa do DF (CLDF) e novos recursos para o programa Cheque Moradia, um total de R$ 10 milhões voltado voltado para famílias de baixa renda darem entrada em imóveis.
Ibaneis Rocha citou ainda o esforço do governo na criação de novas áreas de moradia, como o bairro Jóquei Clube e a Quadra 500 do Sudoeste. “Estamos fazendo um trabalho conjunto na nossa capital e a parceria com as entidades é muito importante para que a gente possa debater o futuro deste que o maior mercado de emprego no Distrito Federal”, acrescentou.
Também presente à cerimônia, o presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, exaltou a ampliação da parceria com o setor da nos últimos anos. “O BRB saiu de uma posição inexpressiva no setor da construção civil para se tornar protagonista. Hoje, temos participação de 63% na construção civil do Distrito Federal: a cada três imóveis financiados, dois são financiados pelo BRB. Nos tornamos o quinto maior banco em financiamento imobiliário do país, o segundo maior banco público", celebrou.
Ele ainda aproveitou para anunciar a redução na taxa de juros do financiamento imobiliário. Segundo Costa, as taxas mais baixas vão cair de 10,65% para 10,5%: "O BRB vai seguir ao lado do setor como parceiro, como agente de desenvolvimento, como banco de relacionamento. A gente vai continuar apoiando, transformando, viabilizando financiamentos e incentivando a inovação, contribuindo para que Brasília e Brasil sejam o lugar que nós queremos".
O Sinduscon-DF representa as empresas da construção civil; a Ademi-DF, as entidades do mercado imobiliário; e o Seconci/DF, os trabalhadores da construção civil.
Parceria: Os presidentes destacaram ações deste Governo do Distrito Federal (GDF) em prol desses setores. Entre as medidas citadas, estão a atualização da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos), a aprovação do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (Ppcub) — primeira lei para preservar e modernizar a área tombada da capital federal —, a lei que reduziu alíquotas do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), a regulamentação da lei de parcelamento do solo, a criação do Setor Jóquei Clube, e, nesta semana, a aprovação do novo Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot) pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan).
"Esse é um governo que faz questão e que entende que o setor produtivo tem a sua participação na cidade, é importante no pagamento de impostos, na geração de receitas, de novos negócios, na economia" (Adalberto Cleber Valadão Júnior, presidente do Sinduscon)
“A gente tem um relacionamento muito próximo com este governo, porque é um governo que nos escuta, é um governo que faz questão e que entende que o setor produtivo tem a sua participação na cidade, é importante no pagamento de impostos, na geração de receitas, de novos negócios, na economia", ressaltou o presidente do Sinduscon. Valadão Júnior citou também as parcerias com o GDF em políticas públicas como os programas RenovaDF, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), e Rejunte com elas, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), ambos de capacitação profissional no segmento da construção civil.
"O governo Ibaneis Rocha é um governo extremamente atuante, extremamente atento a toda essa questão do mercado imobiliário. Da nossa parte, houve uma grande atualização de todo o arcabouço legal, de toda a legislação. Então, nós conseguimos grandes marcos de leis muito importantes que foram devidamente atualizadas nesse governo", emendou o presidente da Ademi.
Aroeira Almeida, do Seconci, por sua vez, enfatizou o empenho deste GDF no auxílio aos trabalhadores da construção civil durante a pandemia de covid-19: “O governador Ibaneis teve uma atuação fundamental com o setor como um todo. Naquele momento, o Seconci estava à disposição, estabelecendo protocolos de segurança para os trabalhadores. Nós temos mais de 40 mil trabalhadores da construção civil. Então, naturalmente, tudo o que for do interesse da saúde, da segurança e do desenvolvimento dos trabalhadores e das suas famílias tem a ver com as políticas públicas do GDF”. ( Galeria de Fotos do evento https://flic.kr/s/aHBqjCpWK6 )