test banner

Nem cidades turísticas têm policiamento para proteger as pessoas


Nem cidades turísticas têm policiamento para proteger as pessoas

Eu já falei aqui do assassinato de três mulheres em Ilhéus (BA); cheguei a usar esse assunto no meu artigo semanal para os jornais. Agora, pelo que vejo no noticiário de lá, parece que pegaram o assassino meio sem querer. Prenderam um morador de rua, que não tem endereço nem nada, estava todo descabelado, mal vestido; na audiência de custódia, conversa vai, conversa vem, ele confessou ter assassinado as três mulheres. Já saiu a ordem de prisão contra ele, mas a polícia está desconfiada de que ele não matou sozinho; seria difícil que as outras duas não reagissem diante do ataque à primeira mulher.


Eu arrisco um palpite: ele tentou pedir dinheiro para algum tipo de droga ou de álcool, elas não tinham, ele matou a primeira e ameaçou as outras, talvez com o auxílio de mais alguém. E isso usando uma faca. llhéus é um lugar turístico, e mesmo assim não tem segurança pública, a ponto de o sujeito estar circulando por ali, armado de faca e assaltando para pegar um dinheirinho.


Maduro enche de policiais a fronteira com a Colômbia; Brasil tem de ficar atento para entrada de drogas: Uma outra questão de segurança, desta vez de segurança nacional, tem a ver com a VenezuelaNicolás Maduro respondeu às exigências de Donald Trump sobre o envio de drogas da Venezuela para os Estados Unidos mandando 15 mil policiais para a fronteira com a Colômbia. É por ali que sai a maior parte dos refugiados venezuelanos. Mas a Colômbia também é o maior produtor de cocaína do planeta, e Maduro disse que estava fechando essa fronteira para evitar a entrada de drogas.


Se a fronteira entre Colômbia e Venezuela estiver fechada, os traficantes entram pelo Brasil, que está ali do lado, na região da Cabeça do Cachorro, mais ao norte. Aliás, eu acredito que essa rota já exista, porque já existe ouro saindo do Brasil, de facções criminosas brasileiras, para ser vendido na Venezuela a compradores estrangeiros – o mesmo acontece com pedras preciosas. E vamos pensar em toda a droga que sai através do Brasil, para África, Europa e Estados Unidos. Essa é uma responsabilidade brasileira, mas o país não dá conta nem da segurança pública de seus próprios nacionais. Por isso eu comecei o comentário de hoje me referindo ao tríplice assassinato de Ilhéus.


Bloqueie quem espalha fake news e dá munição para os censores: Falando em Maduro, digo que devíamos bloquear completamente essas pessoas que nos fazem perder tempo checando notícias falsas, principalmente sobre a Venezuela. Vi um espalhando que um Orion da Marinha americana tinha sido abatido. Outro disse que a Venezuela estava sendo atacada, mas eu olho a imagem e ela é do Mar Vermelho – a legenda era em espanhol, Mar Rojo, e vai ver o sujeito achou que isso era na Venezuela. É uma irresponsabilidade. Essa gente dá munição para aqueles que querem fazer censura na internet a pretexto de defender as crianças.


Jornal acha que voto impresso é “infame” e antidemocrático: Fiquei boquiaberto com o editorial de segunda-feira do Estadão, afirmando que o comprovante impresso do voto é “infame” e que é preciso derruba-lo, porque foi posto por inimigos da democracia. Eles realmente não querem que tenhamos certeza de que o nosso voto foi contado! E, se houver dúvidas, um quase empate, não querem que haja possibilidade de recontagem. Aliás, em outro texto o Estadão se referiu a “uma BMW”, para falar de um sedã, um automóvel, um veículo – tudo isso é masculino. A BMW é a fábrica de Munique. Agora, um BMW é um veículo BMW.


Ir à COP-30 é só para quem tem muito dinheiro para torrar em hospedagem : E as hospedagens para a COP-30? O governo contratou dois navios, mas as diárias continuam altas. O preço mais barato é de 1.380 por diária, mas é preciso comprar o pacote de 17 dias e pagar antecipadamente, e o valor só inclui café da manhã. A diária mais cara é de 5.891 euros por dia. Que tal?



Alexandre Garcia - Foto: Imagem criada utilizando Whisk - Gazeta do Povo
(Video)




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem