• INÍCIO
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
  • ANUNCIE NO BLOG
  • COMENTÁRIOS
  • MAPA DO BLOG
  • sexta-feira, 6 de maio de 2016

    Mudanças de fluxo em vias do Setor Comercial Sul começam na segunda-feira (9)

                              Novos semáforos e sinalização vertical já foram instalados
             
    Motoristas terão entrada e saída direta pelo Eixo Monumental por meio do Setor Hoteleiro Sul

    A partir de segunda-feira (9), passam a valer inversões em vias do Setor Comercial Sul para facilitar o acesso e dar maior fluidez ao trânsito na região. A principal mudança é que os motoristas terão acesso direto ao Eixo Monumental, tanto para entrada quanto para saída. Para isso, também haverá alterações em duas vias do Setor Hoteleiro Sul.
    A pé ou de carro, o objetivo é que todos sejam beneficiados. A passagem central de pedestres que vai desde a Quadra 6 do Setor Comercial Sul até a Galeria dos Estados contará, entre outras melhorias, com semáforos nos trechos de pista. O administrador regional do Plano Piloto, Marcos Pacco, destaca que a medida vai melhorar a convivência.
    "O que a gente quer é requalificação do espaço. Estamos dando maior segurança para os pedestres na hora de atravessar as pistas. Já os motoristas vão ter mais facilidade de acesso e opções", avalia. "A mudança foi estudada por muito tempo", acrescenta.
    Passo a passo
    Quem estiver na S1 (Eixo Monumental sentido Congresso Nacional) poderá chegar ao Setor Comercial Sul entrando à direita na alça que liga esta via ao Setor Hoteleiro Sul. Depois, o motorista deve virar novamente à direita e acessar a pista entre as Quadras 1 e 2 do Setor Hoteleiro Sul, que passa a ter o fluxo no sentido norte-sul.

    Seguindo reto, o veículo chegará ao cruzamento com a via S2, onde foram instalados novos semáforos. Assim, haverá três opções: usar a S2 na direção W3 Sul ou no sentido Eixo Rodoviário, ou cruzar e entrar direto no Setor Comercial Sul, entre as Quadras 4 e 5. Para isso, o fluxo nesta pista também será alterado para norte-sul.
    Com essa mudança, os que transitam pelo Eixo Monumental e precisam se deslocar para o Setor Comercial Sul ganham mais facilidade, pois não precisarão, por exemplo, acessar a W3 Sul e fazer retornos. O mesmo valerá para sair deste setor e entrar na S1 do Eixo Monumental.
    A via entre as Quadras 5 e 6 do Setor Comercial Sul muda de sentido. A partir de segunda-feira (9), passará a fluir na direção sul-norte. Com auxílio de novos semáforos e adaptação no canteiro central da via S2, o motorista poderá cruzar para o Setor Hoteleiro Sul, entrando na pista entre as Quadras 2 e 3, e de lá sair no Eixo Monumental ou descer ou subir na própria S2.
    Completando as mudanças, a pista entre as Quadras 2 e 3 ficará no sentido norte-sul e a via entre as Quadras 3 e 4 mudará para a direção sul-norte.
    Pedestres - Na via central de pedestres, que vai da Quadra 6 do Setor Comercial Sul até a Galeria dos Estados, semáforos vão controlar o tráfego em cada um dos seis trechos em que a passagem é interrompida por pistas para dar mais segurança aos que caminham e fluidez ao trânsito. Desde terça-feira (3), o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) faz campanha educativa no local para orientar o público sobre as mudanças.
    As alterações incluem o reordenamento de estacionamentos para melhor circulação e adequação aos novos sentidos das vias. As vagas dos bolsões continuarão perpendiculares ao meio-fio e aquelas nas faixas de rolamento ao longo das vias internas ficarão em diagonal, para facilitar a entrada dos motoristas.

    Sinalizações horizontais (pinturas de faixas e setas no chão, por exemplo) e verticais (placas) estão sendo concluídas pelo Detran-DF. Os semáforos já estão ligados e intermitentes. No fim de semana, equipes do órgão farão testes.
    Centro Legal - Desde dezembro passado, o governo intensificou o trabalho de revitalização do centro do Plano Piloto, primeiramente pela rodoviária e redondezas. Em 11 de janeiro, a ação Centro Legal chegou ao Setor Comercial Sul. Com caráter permanente, o objetivo é reestruturar a região central de Brasília por meio de mudanças físicas, de segurança e de melhoria do ambiente para a convivência. Dezesseis órgãos participam da ação.



    VEJA A GALERIA DE FOTOS : ---    https://goo.gl/NimE6U




    Por: Amanda Martimon, da Agência Brasília - Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    imagem-logo
    © Blog do CHIQUINHO DORNAS 2012/2016 Todos os direitos reservados.