test banner

BRASÍLIA: "INVASÕES SEM CONTROLE, DIVIDEM ESPAÇO COM A PRESIDENTA DILMA"

José Nunes dos Santos, chacareiro, diz morar no Setor de Chácaras Recanto do Jaburu desde 1999: "Eu ainda não sou dono disso aqui"
Ruelas de terra batida, muitas delas sem saída. Casebres de madeirite rodeados de cerca viva dividem espaço com mansões monitoradas por circuito interno de TV e piscinas. A disparidade entre a vizinhança não para por aí. A menos de 500 metros está o Palácio do Jaburu, a residência oficial do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB). Além disso, dois quilômetros e meio separam o núcleo habitacional do Palácio da Alvorada, onde vive a presidente Dilma Rousseff .

A ironia é tanta que os invasores pegaram emprestado o nome do vizinho ilustre: a área é batizada de Setor de Chácaras Recanto do Jaburu, referência à casa da segunda mais importante autoridade do país. Encravadas em umas das áreas mais nobres do Distrito Federal, as 67 unidades são atendidas pelos Correios e abastecidas com água e energia elétrica. 

Pela lei, nada disso deveria existir. O parcelamento que teve início em meados de 2002 e explodiu em 2007 fica ao lado da Vila Planalto e dentro da área de tutela de tombamento do bairro. Conforme Decreto nº 11.079 de 1988, é obrigação do Governo do Distrito Federal (GDF) preservar e evitar qualquer tipo de edificação ilegal no perímetro. 
(Adiana Bernardes, Saulo Aráujo)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem