test banner
test banner

#CLDF: Briga agora é pelo comando de comissões

Disputa entre deputados da própria base e impasse dentro dos blocos marcam as negociações. Eleição fica para amanhã


A votação para escolher os presidentes das comissões permanentes da Câmara Legislativa do DF ficou para amanhã. A falta de acordo entre os integrantes dos blocos parlamentares fez com que as conversas durassem mais um dia. Ontem, uma reunião entre o secretário de Relações Institucionais e Sociais, Marcos Dantas, e os deputados da base aliada entrou noite adentro. 

O principal desacordo vem do bloco Sustentabilidade, Trabalhismo e Solidariedade, já que Sandra Faraj (SD) não abre mão de presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Rodrigo Delmasso (PTN), do Amor por Brasília, também não. 

Delmasso reivindicaria o cargo, já que Sandra conta com espaço no governo. E ele não. Coube à presidente da Casa, Celina Leão (PDT), a missão de acalmar os ânimos e convencer a colega de bloco, estreante na Câmara, a abrir mão do cargo. A reunião foi finalizada sem acordo. 

Perto das dez da noite, o corredor de acesso à sala da presidência ainda fervilhava de assessores e de parlamentares.

Depende de muita conversa

Marcos Dantas (Foto) disse esperar que o acordo seja fechado somente amanhã. “As composições estão sendo construídas. Não tem nada definido ainda. Estamos trabalhando para ser uma composição que atenda a todos”, disse o secretário, antes de entrar na reunião com os 15 deputados da base, que deve fechar em “15 ou 16 distritais”. 

Os acordos, feitos antes de eleger Celina Leão como presidente da Casa, devem ser cumpridos. Palavra dela. E do secretário responsável pelo relacionamento entre o Palácio do Buriti e a Câmara. “Acho que os acordos serão cumpridos sim”, arriscou Dantas. “Isso vai se ajustando com muitas conversas”, completou.

Pacote do GDF a caminho

Os projetos de arrocho anunciados pelo governador Rodrigo Rollemberg, na semana passada, devem chegar só hoje à Câmara Legislativa. Com a demora para instituir as comissões, os textos devem começar a tramitar apenas na quinta-feira. Ao plenário, devem chegar na próxima semana.

Rollemberg já anunciou que participará da primeira sessão desta legislatura, que ocorre hoje, às 15h. A sessão deve se restringir e às formalidades. 

Outros acordos

A Comissão de Assuntos Fundiários (CAF), prometida a Telma Rufino (PPL), também causou intriga, já que o bloco Amor por Brasília quer o comando para o Lira (PHS). É parte da estratégia do bloco em busca de mais espaço na Casa.

Além da CCJ de Sandra Faraj, os deputados do PV, PDT e SD reivindicam a presidência da Comissão de Educação para Reginaldo Veras (PDT) e a Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle para Joe Valle (PDT). Valle é cotado para a Corregedoria da Casa, mas ainda não é certo que ele encare a função polêmica de investigar os colegas. 

A despeito da vontade do PT, o experiente Agaciel Maia (PTC) deve mesmo permanecer no comando da Comissão de Orçamento e Finanças (Ceof). 




Fonte: Da redação do Jornal de Brasília - Millena Lopes

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem